Uma mulher de 40 anos teve que amputar os braços e pernas após comer peixe nos EUA.
Laura Barajas contraiu uma rara doença conhecida como Vibrio Vulnificus, um tipo de infecção bacteriana.
Ela está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já faz 1 mês.
Entenda o caso
Uma amiga da mulher, Anna Messina, criou uma campanha de arrecadação no GoFundMe contando sobre o caso.
Em agosto, Laura, moradora de San Jose, Califórnia, e mãe de um menino de 6 anos, comprou peixe de um mercado local e o cozinhou em casa.
No dia seguinte, a mulher se sentiu muito mal e foi para o hospital, quando foi diagnosticada com Vibrio Vulnificus.
Ela foi internada e, no dia 13 de setembro, teve os braços e pernas amputados.
Segundo o doutor John Swartzberg, da Escola de Saúde Pública de Berkeley, o tecido dos membros foi gravemente infectado, o que motivou as amputações.
“De modo geral, o motivo pelo qual alguém tem que amputar algum membro é que não há mais tecido viável. Você não está mais recebendo sangue naquela extremidade. Então, não importa o que faça, o tecido está morto”, explica o doutor.
Tratamento
Na última 2ª feira, 18, Anna fez uma publicação atualizando sobre a situação de Laura.
“Muito obrigada a todos que doaram pela causa. Laura está se curando bem e ansiosa para sair da UTI e ir para outra sala no hospital. Nesse momento, não terão entrevistas para que possamos todos focar na jornada de recuperação imediata da Laura. Obrigada novamente por todas as mensagens carinhosas de encorajamento, amor e apoio”, celebra a amiga da mulher na página de arrecadação.
Sobre a doença
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Vibrio Vulnificus pode ser encontrado em todo litoral do território continental dos EUA e está associado a várias espécies marinhas, como o plâncton, crustáceos e peixes ósseos.
A ingestão de produtos do mar crus ou mal cozidos, além da exposição de feridas abertas com contato direto com a água do mar podem provocar o desenvolvimento da doença.
Em pessoas saudáveis, a ingestão do Vibrio Vulnificus pode causar gastrenterite, que é caracterizada por febre, diarréia, cólicas abdominais, náuseas e vômitos.
O tratamento é feito através de hidratação oral ou endovenosa para indivíduos com gastrenterite que podem necessitar também de tratamento com antibióticos (tetraciclina e cefalosporinas são os medicamentos de escolha).
O consumo de produtos adequadamente cozidos é recomendado para se prevenir do Vibrio Vulnificus.
LEIA TAMBÉM:
Jovem de 20 anos posta fotos nas redes de pulmão destruído pelo cigarro eletrônico
Discussão sobre isso post