Por Marco Faleiro
Muitos moradores da Capital nem sabem, mas Goiânia tem vários pontos de acesso sem fio e gratuito à internet. Um deles é o Parque Vaca Brava, localizado numa das regiões mais valorizadas da cidade, entre as Avenidas T-10, T-5 e T-15, no Setor Bueno.
O parque recebe muitos visitantes durante o dia e a noite. São pessoas interessadas no passeio próximo ao lago, no parque infantil, na estação de ginástica e, principalmente, na pista de cooper. Mas o que poucos sabem é que, além dessas atividades, podem também checar emails, realizar pesquisas e falar com os amigos, tudo isso economizando com a tarifa da internet 3g.
Goiânia Digital
O acesso gratuito à internet faz parte do Programa Goiânia Digital. De 2009 a 2011, a rede sem fio e gratuita foi instalada em quatro mercados, três praças e três parques da cidade. Mas, com o tempo, a maior parte dos comentários dos goianienses foi mesmo a respeito da dificuldade de se conectar. Isso quando existe conexão disponível.
A estudante Luciana Ribeiro, 19, é uma frequentadora constante do Vaca Brava. Mas não tem hábito de usar a rede aberta: “o sinal não é constante, mas, quando existe, a conexão é até boa”. Ela conta também que já está acostumada com as redes de Wi-Fi gratuitas que acabam não funcionando.
Outros pontos
Em Goiânia, outros pontos com acesso a redes gratuitas de internet são a Praça Universitária, a Biblioteca Setorial do Campus II da UFG e o Parque Flamboyant. Mas um dos poucos locais em que os frequentadores se dizem satisfeitos com o acesso é o Mercado Central, na rua 3.
A partir de março deste ano, o Aeroporto Santa Genoveva também terá acesso gratuito à internet. A instalação se trata de uma iniciativa da Infraero e vai ser implantada em sete aeroportos administrados pela empresa. Toda a rede já começou a ser instalada no final do ano passado e terá investimento de R$ 25 milhões em dez anos.
Discussão sobre isso post