Escolha uma grande marca Brasileira e tente não encontrar o Neymar em uma delas, ou faça melhor: conte quantas vezes o queridinho da publicidade brasileira aparece diariamente em sua timeline ou no intervalo do seu programa favorito na TV. Fato é que as atenções estão tão voltadas ao craque do Barcelona que a presença do jogador já é companheira fiel quando o assunto é propaganda.
Claro, Guaraná Antarctica e Santos já realizaram ações publicitárias com o Neymar todos no mesmo dia e no mesmo intervalo comercial na TV. O fato curioso chama a atenção pela forma como a mídia tenta inserir sua imagem na mente das pessoas. Em contrapartida, a marca fica sem ligação exclusiva com a celebridade e vice e versa, tornando rasa sua participação e consequentemente um porta-voz de qualquer assunto, qualquer marca e qualquer negócio.
Mas engana-se quem pensa que o senhor dos cabelos descolados foi a celebridade que mais apareceu nas timelines, banners interativos e na telinha. Sim, em termos de aparição na mídia o Neymar ficou em segundo lugar de acordo com pesquisa relevada no portal Yahoo, perdendo apenas para o galã Reynaldo Gianecchini, que apareceu nada mais nada menos que 8000 mil vezes em intervalos comerciais em 2013.
Em ano de Copa do Mundo essa “NeymarMania” ficará ainda mais evidente, primeiro pelo apelo universal da paixão pelo futebol, em segundo pelo anseio das marcas em utilizar o Menino da Vila em suas campanhas.
Imagine só nos dias do Mundial? Neymar para todo lado, aparecendo ainda mais e mais. Camiseta, pôster, álbum de figurinhas, no chiclete, na TV, na timeline do Facebook, no SMS do celular, e quem sabe em anúncios de cueca. Sim, de cueca! Pois essa foi a última campanha que o craque apareceu essa semana.
Possivelmente, Neymar pode encerrar esse ano de 2014 como líder de inserções comerciais na TV e em campanhas publicitárias, ainda mais se o Brasil conquistar o Hexa com a ajuda de um de seus gols.
A partir daí teremos um novo conceito para aprender nos bancos de escolas de marketing e em faculdades: “Técnicas de Neymarketing” aplicadas às campanhas publicitárias.
Viva a Copa do Mundo, viva o Neymarketing!
Jayme Diogo Araújo é publicitário, professor do Ipog e especialista em Mídias Digitais
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