O governador Ronaldo Caiado anunciou um projeto de reestruturação que vai transformar o transporte coletivod a Região Metropolitana de Goiânia.
Com investimento de R$ 1,6 bilhão, a mudança inclui a substituição de 1.200 veículos, todos com ar-condicionado a partir do projeto Nova RMTC.
A substituição completa irá ocorrer até março de 2026, com troca gradual de 400 veículos por ano.
Além disso, a Nova RMTC irá recuperar 6.940 pontos de ônibus.
O Eixo-Anhanguera também terá atenção durante a reestruturação, com eletrificação de toda a frota até o fim de 2024 e reforma das estações do corredor.
Para a execução da obra da Nova RMTC, o Governo de Goiás terá parceria com as prefeituras atingidas pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira.
Como será a renovação da frota em 2024
A substituição dos novos ônibus será gradual, sendo 400 veículos por ano, até completar 1.200 em março de 2026. A nova frota será composta por 1.020 ônibus de linhas estruturantes, 83 veículos elétricos do Eixo-Anhanguera e 67 do BRT Norte-Sul.
O projeto Nova RMTC considera ainda investimentos em segurança, com a instalação de 6.560 câmeras e a criação da Central de Segurança de Transporte.
A primeira etapa da reformulação já será entregue até julho deste ano, com 200 novos ônibus.
Serão 6 ônibus do Eixo Anhanguera, 6 do BRT e 188 das linhas estruturantes, dos quais 122 são convencionais, 60 do modelo super padron a diesel e 6 padron elétricos.
Até o fim de 2024, um terço da recuperação dos pontos de ônibus será concluído, o que corresponde a 2.314 abrigos.
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