O número de homicídios registrados em Goiânia cresceu 7% de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2012. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), no final da tarde de segunda-feira (2). De acordo com as informações, em Goiânia os homicídios saltaram de 353 no primeiro semestre de 2012 para 377 este ano.
O secretário de Segurança Pública Joaquim Mesquita acredita que a maioria desses crimes acontece motivada, principalmente, pelo uso e tráfico de drogas: “ Existem homicídios que não estão no controle da polícia. Agora, no caso dos homicídios motivados por tráfico de drogas, nós vamos agir prendendo traficantes e fechando bocas de fumo”, analisa.
A região sudoeste da capital lidera o ranking de mortes violentas, seguida pela noroeste. Em seguida aparecem as regiões oeste, leste, norte e sul. “Foi registrada redução do número de homicídios nas regiões noroeste e oeste. A Região noroeste, que era a mais violenta da capital, em números relativos e absolutos, perdeu a posição para a Região Sudoeste”, afirma o secretário.
Estatística
Em todo o estado o aumento do número de homicídios foi de 14%. De janeiro a agosto de 2012 foram registrados 1.471 homicídios em Goiás. Em 2013 foram 1.679. Já no Distrito Federal houve redução de 4%. Em Aparecida de Goiânia, os homicídios seguiram uma linha decrescente desde março, mas no acumulado do ano foi registrado aumento de 8%, passando de 200 em 2012 para 215 em 2013.
Câmeras
A SSP informou que está licitando 70 câmeras para a cidade de Goiânia, além de 80 que deverão ser disponibilizadas pelo Ministério da Justiça e que serão instaladas em pontos estratégicos, como foco também no tráfico de drogas. A expectativa é de que ocorra a instalação de mais 113 câmeras ainda este ano.
Discussão sobre isso post