A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizou a demolição das estruturas de uma ocupação assentada em área irregular e retirou de lá dezenas de famílias que, pela 2ª vez em 2 semanas, tentaram ocupar uma área entre os bairros Riviera e Independência Mansões.
Prepostos da prefeitura, Guardas Civis e Policiais Militares chegaram ao local por volta das 6h e retiraram todos os materiais dos ocupantes, como estacas, lonas e barracas.
O uso de retroescavadeiras foi aplicado na ação.
Representantes dos ocupantes reclamaram de “truculência” dos agentes, mas a prefeitura, por nota, afirmou que havia apenas estacas e algumas barracas de lona no local, não havendo nenhum morador presente no momento da operação.
Ainda segundo o comunicado, é a 2ª vez que a área é ocupada somente neste mês
Tratam-se de propriedades públicas e particulares, também compostas por partes da Área de Preservação Ambiental Serra da Areia.
Por fim, a prefeitura garantiu que cadastrará todas as famílias necessitadas nos programas habitacionais para que possam participar dos sorteios de moradias populares.
Confira a nota:
“A Procuradoria Geral do Município de Aparecida e a secretaria municipal de Planejamento e Regulação Urbana comunicam que evitaram, pela segunda vez neste mês, a ocupação de uma área – parte pública e parte particular – entre os bairros Riviera e Independência Mansões.
Os órgãos informam que parte da área pública compõe o zoneamento da Área de Preservação Ambiental Serra das Areias sendo então proibida edificações no local.
A Secretaria de Planejamento informa que no momento da ação, realizada no início desta segunda-feira, 27, haviam apenas estacas determinando a divisão das áreas e algumas barracas de lona, não havendo nenhum morador no local.
Os órgãos informam ainda que a área pública está sendo monitorada desde o início deste mês, afim de evitar a ocupação irregular e consequentemente o desordenamento urbano da cidade.
A Prefeitura esclarece também que as secretarias de Habitação e de Assistência Social estão atuando juntas no cadastramento das famílias que realmente necessitam de uma moradia. Os cadastros realizados pela secretaria de Habitação serão inseridos nos programas habitacionais como Minha Casa Verde, antigo Minha Casa Minha Vida, para que possam participar dos sorteios de moradias populares.”
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post