Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Paralisação ou solução no modal rodoviário?

03, março, 2015
A A
Paralisação mostra força dos caminhoneiros que sustentam o País.  / Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Paralisação mostra força dos caminhoneiros que sustentam o País. / Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

Posts Relacionados

Pastor Chepe Putzu recebe título de cidadão goiano por projeto Legendários

Caiado descarta recuar mesmo com Tarcísio na disputa; declaração feita ao Correio Braziliense

PSB e Cidadania prestes a firmar federação e ampliar bancada; confira os números

Paralisação mostra força dos caminhoneiros que sustentam o País.  / Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)
Paralisação mostra força dos caminhoneiros que sustentam o País. / Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Logística vem do latim, logus, que é a arte de calcular, de planejar. Portanto, diante da infraestrutura de transporte brasileira, será que conseguimos fazer logística ou apenas transporte? Questão simples de ser respondida. Afinal, como viabilizar e maximizar lucratividade sem estrutura de transporte?

A deficiência reflete diretamente na depreciação de veículos – pelas más condições das vias somadas ao aumento de tráfego – e nos altos custos trabalhistas, junto aos motoristas. E, por fim, o fator chave do impacto do movimento de paralisações: a cobrança de pedágios e o preço excessivo do combustível.

O Brasil, sem sombra de dúvidas, perde em competitividade devido ao alto custo de transporte que somos obrigados a assumir. Esse reflexo é repassado ao cliente final, pois alguém sempre paga por isso. Independente da paralisação rodoviária, o Brasil já está parado há muito tempo. O custo é tão alto que com o caminhão parado na rodovia, ou não, a inviabilidade é presente e o reflexo do caos apenas foi parar na mídia.

Em média, a viabilidade de rotatividade do modal rodoviário é de no máximo 400 quilômetros, ou seja, o caminhão foi feito para o atendimento de pequenos trechos. Porém, este modal tem o grande diferencial de atender “porta a porta”. Sendo assim, tem a vantagem de deslocamento e criação de roteiros próprios, afinal, o trem ou mesmo as embarcações têm limitações de rotas, sejam elas em percursos hidroviários, marítimos ou mesmo trilhos.

O caminhão tem esse grande diferencial, porém no Brasil, devido à falta de integração intermodal e ausência de modais em grandes eixos logísticos, temos o reflexo em longos percursos no modal rodoviário e, na maioria das vezes, com transporte de carga a granel (grãos de baixo valor agregado).

A força da classe

A paralisação mostrou a força dos caminhoneiros que sustentam todo o País. A medida é desesperadora, pois grande parte dos motoristas possuem veículos próprios. Contudo, com as condições de trabalho apresentadas, eles acabam pagando para trabalhar. A grande questão do projeto de Lei que vem sendo discutida é justamente essa, com base no Finame Procaminhoneiro. Esse programa é financiado através do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) para aquisição de caminhões novos e usados, de fabricação nacional, com o intuito de modernizar a frota brasileira.

O que vem sendo discutido é um prazo de início de pagamento do veiculo adquirido a partir de um ano de aquisição. Isto está bem próximo de aprovação, porém o ponto mais agravante é o custo de transporte: combustível e pedágio. O governo já confirmou a impossibilidade de congelamento de preço do combustível. Estamos dando facilidade de crédito para aquisição de veículos, porém o custo de trabalho ainda é o complicador, somado à concorrência dos autônomos e aos operadores logísticos. Dependendo da demanda de transportadores no mercado, podemos ter sim um problema logístico, afinal, se contrata o mais barato. E no mundo dos negócios, nem sempre o mais barato é o viável. Onde há muita demanda, há também guerra por preço e de forma descontrolada: sempre para o menos.

Precisamos sim, de forma prioritária, mais saúde, educação e saneamento básico. Contudo, para o desenvolvimento competitivo do País precisamos urgentemente de boas execuções de obras. Afinal – faça-se justiça -, temos ótimos projetos logísticos, o que não temos é execução.

Renato BinotoPor Renato Binoto

Professor do MBA Executivo em Logística de Produção e Distribuição do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), tecnólogo em Logística, mestre em Engenharia Urbana e Transportes

ANÚNCIO
-->
Tags: logísticaopiniãoparalização
CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

Stock Car 2015 tem largada inicial em Goiânia no dia 22

Próximo Post

Mais 15 médicos começam a atender em Aparecida

Próximo Post
Médicos são recebidos em Aparecida / Foto: Valdir Antunes

Mais 15 médicos começam a atender em Aparecida

Câmara cheia de servidores assistindo a votação. / Foto: Twitter, Tayrone Di Martino

Câmara mantém veto de Paulo Garcia à data-base dos servidores, que ficam revoltados

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • Prefeito de Goiânia Sandro Mabel. A imagem foi fotografa pela equipe de Comunicação da Prefeitura

    Mabel impõe 3 regras a secretários para evitar atritos com a base e exige mais alinhamento com Djan

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções de HOJE

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cleitinho explica filiações a PROS e PSOL antes de iniciar carreira política: “Assinei na boca do caixa”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Relembre a história de boates que marcaram época em Goiânia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • A faraônica mansão de Gusttavo Lima: veja fotos

    5 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .