A Câmara de Aparecida aprovou a criação de um parque de lazer para cachorros na cidade, o ParCão.
O Projeto de Lei Nº 017/21, de autoria da vereadora Camila Rosa, agora depende da sansão do prefeito Gustavo Mendanha para ser tirado do papel.
De acordo com a vereadora, o Recanto de Convivência Animal consiste em um “cercado” com equipamentos e instalações para cães soltos, acompanhados de seus donos.
Lá, eles poderão se exercitar, conviver com outros animais e se divertir, além de trazer a segurança necessária aos próprios cães, donos e outras pessoas que se incomodam quando se deparam com animais soltos em outras áreas de lazer da cidade.
Ela também ressalta que não será construído um parque, mas sim cercado em parte de algum local já utilizado para o lazer da comunidade.
“O parque para cães é uma tendência mundial e já é realidade em diversas cidades brasileiras como Blumenau/SC, Recife/PE, Brasília/DF, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, entre outras, sendo que atualmente essa prática de se reunir em locais cercados ou não para convivência dos cães e seus donos já é realidade, entretanto os encontros ocorrem em locais não apropriados, como praças e pistas de caminhada, o que pode ocorrer desconforto”, justificou a autora.
Regras
A proposta também determina algumas regras de utilização, como:
- apenas ingresso de cães saudáveis, sendo obrigatória a apresentação do certificado de vacinação (antirrábica e cinomose);
- proibida entrada de cadelas no cio;
- obrigatório o uso de coleira;
- somente animais acompanhados de seus respectivos donos, sendo proibida a permanência dos mesmos sem seus acompanhantes;
- proibida entrada de pessoas desacompanhadas de animais, bem como crianças menores de 12 (doze) anos de idade;
- e proibida a entrada de qualquer alimento ou bebida que não seja exclusivamente para cães.
Rogério Cruz dá aval para Copa América
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post