Após a divulgação de um vídeo do pastor Silas Malafaia, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) publicou os nomes de igrejas e líderes evangélicos que, segundo ela, são citados em requerimentos aprovados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.
Igrejas e pastores citados por Damares da CPMI do INSS
Igrejas:
-
Adoração Church
ANÚNCIO -
Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo
-
Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch)
-
Igreja Evangélica Campo de Anatote
Pastores e líderes:
-
André Machado Valadão
-
César Bellucci do Nascimento
-
Péricles Albino Gonçalves
-
Fabiano Campos Zettel
-
André Fernandes

Lista de supostas instituições religiosas e lideres investigados foi divulgada pela Senadora Damares Ales | Foto:IG A lista envolve pedidos de convocação para depoimento e de transferência ou quebra de sigilo, com base em documentos oficiais analisados pela comissão.
Damares afirmou que as informações são públicas e constam em requerimentos aprovados pela CPMI, instalada em 2025 para investigar fraudes contra aposentados e pensionistas.
A comissão apura um esquema nacional de descontos indevidos e empréstimos consignados irregulares, que teria atingido milhares de beneficiários do INSS.
A senadora disse que a possível participação de instituições religiosas nos esquemas lhe causa tristeza, mas destacou que a CPMI tem o dever constitucional de apurar os fatos com base em documentos, como relatórios de inteligência financeira e dados da Receita Federal.

SILAS MALAFAIA
A manifestação ocorreu após Malafaia reagir a declarações em que Damares citou “grandes igrejas e grandes pastores” envolvidos nas investigações.
Depois da divulgação da lista, o pastor voltou a criticar a senadora, afirmando que houve generalização de acusações.


Discussão sobre isso post