Dentre os muitos dilemas que afetam o serviço público encontramos os substantivos do título acima. Alimento a ideia de que o atendimento policial será melhorado na razão dos investimentos no processo de formação e especialização de seus quadros. Cremos que a valorização profissional, no horizonte, visa uma polícia profissionalmente correta, eticamente aceitável, socialmente justa e economicamente viável.
Cresce o contingente de policiais militares que estuda ou estudou na USP, Unicamp, Unesp, PUC, Mackenzie, FGV, UFSCar, dentre outras instituições, que veem na parceria entre polícia e Universidade um seguro caminho para dinamizar políticas públicas nesta área decisiva, unindo vigor e rigor.
O olhar policial deve estar atento aos paradoxos das megalópoles onde o médico está doente, o segurança se sente inseguro e o juiz sabe que comete injustiças. Nestes cenários, não são as pessoas que são desfavorecidas são suas condições. O novo paradigma de formação indica que o policial recém-chegado para atuar com rapidez deverá ser flexível; capaz de lidar com incertezas; estar interessado e capacitado para aprender ao longo da vida; ter adquirido sensibilidade social dentre outras competências e habilidades.
Hoje, exige-se que o soldado tenha discernimento nas mais variadas e complexas situações, em razão de novas tecnologias e da velocidade da vida moderna, que cobra desenvoltura e outras atitudes para a tomada de decisões com a menor rispidez possível.
Nossas polícias são em última análise, concomitantemente, uma função social, uma organização jurídica e um sistema de ação cujo recurso essencial é a força, que não deverá ser confundida com rispidez.
O Estado é um local de exercício de poder, que pode agregar ou desagregar todos que dele mais necessitam, portanto, os discursos de seus integrantes, que são servidores públicos, devem produzir, ainda que indiretamente, maior justiça social. Simples assim!
Ronilson de Souza Luiz, capitão da PM, bacharel e licenciado em letras pela USP e doutor em educação pela PUC/SP ([email protected])
Discussão sobre isso post