Preconceito pode virar ironia
Como a fila anda para o bem e para o mal, eis que surge um Zé disposto a substituir um Zeca na arte de criticar estilos musicais que incomodam a elite intelectual brasileira. O ator José de Abreu, bem ao seu estilo hard, usou o perfil no Twitter para definir os troféus recebidos pelos cantores Anitta e Luan Santana no Prêmio Multishow como o “fim da música”. Escolhas feitas pelo voto popular, diga-se de passagem.
Zé de Abreu protagonizou nova pérola de radicalismo e preconceito. Bem ao estilo dos exageros cometidos pelo apresentador Zeca Camargo em relação ao cantor Cristiano Araújo. A diferença primordial é que Anitta e Luan Santana estão “vivíssimos da silva” e puderam se defender. Antes de qualquer comentário, vou logo avisando que os dois cantores não estão entre os meus preferidos, mas nem por isso deixo de respeitar suas carreiras e conquistas.
Com ou sem controle
Quem diria que os cabelos brancos dos Zecas e dos Zés da vida não seriam suficientes para ampliar seus horizontes diante de uma sociedade cada vez mais eclética e diversificada. E neste aspecto não há como decretar o “fim da música” enquanto este ou aquele estilo predominar. Há espaço e mercado para todos. Uns farão história e outros sequer deixarão rastro. Somente os fortes e os carismáticos sobrevivem na música e na dramaturgia.
Não sou maluco a ponto de decretar o “fim das novelas” por uma atuação que me desagrade. O que tem de ator charlatão por aí não está no gibi. As opções para Zé de Abreu estão ao alcance das mãos e dos pés: o controle remoto ou a porta de saída. Ninguém é obrigado a ouvir ou assistir alguém que lhe provoque incômodo e repulsa.
Responsável por brilhantes interpretações em teatro, cinema e tevê, só resta a Zé de Abreu rezar de joelhos para que o destino não permita que um dos seus futuros personagens tenha como tema canção interpretada por Anitta ou Luan Santana. Seria o cúmulo da coincidência e da ironia.
Rápidas
… Governistas começam a acreditar que poderão promover a volta da cobrança da CPMF. Estão sendo iludidos e sofrerão outra derrota vexatória no Congresso Nacional.
… Prefeitura de Goiânia, por intermédio da AMMA, merece parabéns por estar resgatando e qualificando a área do Jardim Botânico. Benefício que os moradores aguardavam há décadas.
… Em função das boas apresentações contra clubes paulistas e pelo interesse da imprensa nacional, o atacante Bruno Henrique tem grandes chances de ser negociado pelo Goiás até o final do ano. Diretoria decidiu agir rapidamente, ao contrário do que fez com Erik.
Discussão sobre isso post