A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Goiânia vai criar um comitê focado em elaborar estudos que visem a adaptação da infraestrutura da cidade para conter danos de eventos climáticos.
A ordem do prefeito Rogério Cruz é constituir políticas públicas voltadas para a sustentabilidade da cidade, minimizando eventuais impactos ambientais negativos no dia a dia da população, a exemplo do que ocorreu no Rio Grande do Sul.
“As cidades brasileiras, e não apenas Goiânia, são vulneráveis às mudanças climáticas, e que, portanto, devem se preparar para o impacto de eventos extremos futuros. Cabe a nós, gestores públicos, traçarmos estratégias para reduzir os problemas como forma de tornar as cidades mais resilientes frente às mudanças”, pontua Rogério.
Rogério Cruz defende que é o primeiro gestor na história de Goiânia a enfrentar o problema de drenagem, com intervenções nos pontos de alagamento.
A criação do comitê especializado na Amma sucede o avanço do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU), em fase de elaboração por especialistas da Universidade Federal de Goiás (UFG), e está em consonância com programa do governo federal.
A nível nacional, foi criado um grupo de trabalho para conter os efeitos das mudanças climáticas no Brasil, tendo como foco a proteção da biodiversidade e combate ao desmatamento.
Prefeitura inicia discussão de plano de drenagem
No próximo dia 26 de junho, a Prefeitura de Goiânia realiza a primeira audiência pública para discutir o Plano Diretor de Drenagem Urbana da Capital.
O objetivo é planejar e melhorar a situação da drenagem urbana pelos próximos 30 anos.
Na reunião, que acontece no Paço Municipal, serão apresentados os diagnósticos de algumas das bacias hidrográficas de córregos que cortam o município, tais como Cascavel, Botafogo, Macambira e Taquaral, para ouvir as demandas da sociedade civil e discutir o Plano Diretor.
O convênio entre a prefeitura e a UFG foi firmado em fevereiro de 2023, com prazo para conclusão do estudo de 18 a 24 meses.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você precisa ficar atento ao que acontece nas entrelinhas, ao que os políticos fazem.
Faça parte de um seleto Canal no WhatsApp com o propósito de mostrar para você o que acontece nos bastidores da política de Goiânia, trazendo a verdade à tona ─ doa a quem doer.
Clique AQUI e faça parte AGORA