A Câmara de Aparecida de Goiânia aprovou nesta 4ª feira (15) a reconhecimento como utilidade pública do Instituto Caravana Au Móvel (ICAM).
Trata-se de um programa popular de castração idealizado por uma clínica veterinária da cidade.
Por meio de um ônibus interamente equipado com equipamento cirúrgico completo, a equipe do projeto realiza a castração de cães e gatos a baixo custo.
Segundo os organizadores da iniciativa, o objetivo é levar a castração para as cidades goianas, principalmente nas comunidades que não têm acesso a clínicas veterinárias.
O serviço não é gratuito, mas pode ser ser solicitado a um preço popular e rateado pela comunidade que deseje atendimento para animais domésticos ou até mesmo de rua.
Com a conferência do título de utilidade pública, porém, o Instituto Caravana Au Móvel (ICAM) poderá assinar convênios com órgãos públicos, com a possibilidade de atuar sem custo para a população em Aparecida de Goiânia.
O título ainda permite que a entidade possa ter direito de acesso às verbas públicas destinadas ao trabalho social e educativo.
O Projeto de Lei nº 072/23 é de autoria do vereador Marcos Miranda.
Instituto Caravana Au Móvel (ICAM)
O ICAM é uma organização sem fins lucrativos que atua em prol da saúde animal e está localizada no bairro Ilda em Aparecida de Goiânia.
O instituto foi fundado com o propósito de levar a medicina veterinária de alto padrão de qualidade e tem como principal atividade realizar cirurgias de esterilização (castração de cães e gatos) através de sua unidade móvel de saúde, que é devidamente chancelada pela Vigilância Sanitária e Denatran.
Um dos pilares do projeto é levar esse atendimento da castração sem internação, através da técnica minimamente invasiva, como um serviço social, visando colaborar com o SUS, ao prevenir ocorrências de diversas zoonoses.
A missão do ICAM é tornar acessíveis cirurgias de esterilização de cães e gatos da população de baixa renda e aos animais em estado de abandono, como forma de controle populacional e saúde pública.
O serviço pode ser solicitado por meio do WhatsApp (62) 99609-2545.
Discussão sobre isso post