Os vereadores de Aparecida de Goiânia aprovaram na sessão de 3ª feira (13) o Projeto de Lei que determina a implantação de detectores de metais portáteis nos acessos das escolas públicas e privadas do município.
O texto ainda precisa passar pelo prefeito Vilmar Mariano, que pode vetar ou sancionar a lei municipal.
O projeto é de autoria do presidente da Casa André Fortaleza (MDB).
De acordo com a proposta, a ideia é proporcionar maior segurança aos alunos, professores e funcionários, após os casos trágicos de ataques em escolas.
Para especialista, o ideal é vigilante armado
Em entrevista à Folha Z, o especialista em segurança pública e privada Ivan Hermano Filho, sócio da empresa de segurança Tecnoseg, afirmou que a eficácia da instalação de detectores de metais nas escolas municipais e particulares de Aparecida de Goiânia é “limitada”.
Essa medida, segundo o especialista, tem uma eficácia parcial.
“É muito simples uma pessoa — seja aluno, funcionário ou visitante — jogar o armamento pelo muro ou grade da escola e passar pelo detector de metal, entrar na instituição e pegar a arma que se pretende utilizar para o crime.”, argumentou Ivan.
Por esse motivo, Ivan explicou à reportagem que o ideal seria que as unidades escolares tenham vigilância armada.
“O vigilante armado combate imediatamente qualquer tentativa de agressão até a chegada das autoridades”, explicou o especialista.
LEIA TAMBÉM:
Dângela Guimarães representa Aparecida de Goiânia no Campeonato Mundial de Taekwondo
Discussão sobre isso post