Slogans como “Com transparência, você vê resultados”, “Sob nova direção para recuperar nossa cidade” e “Cidade que dá certo” poderão ser usados oficialmente pela Prefeitura de Goiânia, caso projeto de lei apresentado na Câmara seja aprovado.
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A proposta é do presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (PRD), e autoriza o uso de slogans e logomarcas institucionais como formas de identidade visual do Poder Executivo, desde que não configurem promoção pessoal de gestores, servidores ou órgãos específicos.
Atualmente, esse tipo de comunicação é proibido pela Lei nº 9.242, de 2013, que o projeto pretende revogar.
O que diz o projeto de Policarpo
Protocolado no dia 28 de maio, o texto estabelece que o Brasão Municipal de Goiânia continue sendo a identidade visual obrigatória da administração, mas permite atualizações e complementações com elementos como:
- Slogans institucionais
- Logomarcas de gestão
- Padrões visuais similares aos adotados por governos estadual e federal
O uso da nova identidade visual seria autorizado em:
- Materiais impressos, atos oficiais e institucionais
- Uniformes
- Placas e prédios públicos
- Veículos da administração
Exceções
Apenas a Agência da Guarda Civil Metropolitana e os órgãos de trânsito municipais poderão manter símbolos próprios, mas, ainda assim, acompanhados do Brasão do Município.
A justificativa é a natureza organizacional dessas entidades, vinculadas ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
Justificativa de Policarpo
Segundo Romário Policarpo, a medida visa modernizar a comunicação institucional e evitar usos indevidos da identidade visual do município.
Ele cita como exemplo os modelos adotados pelo Governo de Goiás e pelo Governo Federal.
“É uma medida necessária para fortalecer o Município e coibir o uso indevido de elementos visuais para fins promocionais”, argumenta o parlamentar.
Histórico de slogans
Os 2 primeiros slogans mencionados “Com transparência, você vê resultados” e “Sob nova direção para recuperar nossa cidade” foram utilizados no início da gestão de Sandro Mabel, em materiais nas redes sociais.

Já “Cidade que dá certo” é uma adaptação do slogan do Governo de Goiás, atualmente em uso.

A última vez que a Prefeitura de Goiânia utilizou slogan oficialmente foi em 2012, na gestão de Iris Rezende, com a frase: “Prefeitura de Goiânia – O trabalho que você vê”.

No ano seguinte, a gestão do ex-prefeito Paulo Garcia aprovou a legislação que proibiu esse tipo de recurso publicitário institucional.
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