O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza, se reuniu reservadamente com vereadores da base e da oposição, nessa 5ª feira (16), para pautar discussões futuras na Casa.
A Folha Z noticiou o encontro, mas não obteve maiores detalhes dos temas debatidos.
Agora, o Blog do Coelho ouviu vereadores para apurar os assuntos que, de fato, entraram na discussão.
Som automotivo
Um dos temas debatidos na sala do presidente André Fortaleza foi o recente veto do prefeito Vilmar Mariano a projeto que busca regulamentação de festas com som automotivo.
Com o veto, o projeto voltou para a Câmara, mas os parlamentares decidiram que o texto não será avaliado por agora, por recomendação do presidente André Fortaleza.
A princípio, a decisão é por deixar o projeto parado, para ser discutido num momento posterior.
Emendas impositivas
Os parlamentares também discutiram sobre a possibilidade de abertura de discussão referente às emendas impositivas para a Câmara, mas o assunto foi descartado.
Após a exposição da proposta por um dos presentes, a maioria dos parlamentares julgou que não é momento de debater o tema.
Na avaliação que encerrou a discussão, os vereadores entenderam que o momento que antecede as campanhas eleitorais não é oportuno para aprovação perante o Executivo municipal.
Aprovação de loteamentos
Durante a reunião, os parlamentares também levantaram questões sobre a prerrogativa da Câmara participar da aprovação de loteamentos no município.
A decisão, hoje, ocorre somente via decreto emitido pela Prefeitura, desde que a gestão Maguito Vilela conseguiu a mudança.
Agora, vereadores voltaram a discutir o tema, propondo uma reavaliação da questão e uma possível retomada de poder da Câmara sobre o tema..
O assunto deve pautar discussões na Casa nas próximas semanas.
Entrega de celulares
Os vereadores presentes também receberam aparelhos celulares para realização do trabalho parlamentar.
Cada um dos representantes do legislativo aparecidense tem direito a um aparelho celular com linha ativa, mantidos pela Câmara Municipal, em contrato estabelecido com operadora de telefonia.
Quem compareceu a reunião, já saiu com o aparelho em mãos.
Os ausentes devem ter acesso a seus aparelhos nos próximos dias.
Discussão sobre isso post