“O 1º ato que vou tomar é extremamente simpático: será derrotar o presidente Lula.”
A declaração foi feita pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), neste sábado (26), durante a 15ª edição do Expert XP, em São Paulo.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O goiano participou de um painel ao lado dos governadores Ratinho Jr (PR), Tarcísio de Freitas (SP) e Rafael Furlanetti, diretor institucional da XP Investimentos.
A fala surgiu após pergunta sobre qual seria a 1ª medida que adotaria, caso eleito presidente da República, especialmente se fosse medida impopular.
Caiado brincou, dizendo que sua 1ª ação seria bastante simpática ao público: “derrotar Lula”.
A resposta arrancou aplausos da plateia.
Na sequência, o governador afirmou que pretende adotar medidas para conter despesas, combater a criminalidade e promover mudanças estruturais, principalmente na área da segurança pública.
Segundo ele, são ações já conhecidas dos goianos e que refletem sua atuação no governo estadual.
Caiado também defendeu que o futuro presidente não pense em reeleição, mas sim em usar um único mandato para realizar as reformas necessárias no país.
“O candidato a presidente da República precisa de apenas um mandato para fazer as mudanças que precisam ser feitas no Brasil”, declarou.
“Lula não consulta ministro da Fazenda”
Em tom de pré-candidato à presidência, o governador Ronaldo Caiado criticou a atual gestão de Lula, especialmente na condução do processo de taxação dos Estados Unidos sobre as importações brasileiras.
“Eu nunca vi na vida um ministro da Fazenda no Baixo Clero. É a 1ª vez que vejo um ministro da Fazenda sem ser consultado”, disse, revelando que costuma consultar seus secretários antes de tomar decisões.
Para Caiado, o presidente Lula estaria agindo para tirar benefícios pessoais e alimentar sua campanha eleitoral para 2026.
Discussão sobre isso post