Dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, mostram uma redução de 75,70% nos registros de roubo de veículos entre janeiro e setembro de 2020, em comparação com os nove primeiros meses de 2018.
Nesse mesmo período, o roubo de cargas também apresentou diminuição de 75,98%.
Para o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, a integração entre as forças de segurança, associada a um maior trabalho de inteligência, contribuiu para o saldo positivo.
“O trabalho de repressão qualificada que foi feito, identificando quais são os reais comandantes desses crimes e ir em cima deles, tem auxiliado nesses resultados”, ressaltou.
Segundo Rodney Miranda, o trabalho das corporações tem refletido não só para a redução dos índices, mas principalmente para a percepção e “sensação de segurança”.
“Segundo o relato daqueles que já estão há mais tempo em atividade aqui no Estado, é uma sensação de segurança inédita em Goiás. Então, já estamos colhendo frutos importantíssimos”, destacou o secretário.
Seguros
Outro ponto positivo, segundo o governo, é a mudança no preço do seguro de veículos e de cargas, que registrou queda significativa no Estado.
“É o menor, em relação a todos os outros Estados do Brasil”, comemorou o governador Ronaldo Caiado, que voltou a garantir que isso faz parte da promessa de devolver Goiás aos goianos.
“No meu governo não se passa a mão na cabeça de bandido, tenha a estatura que tiver”, reforçou.
Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores
A queda nesses números é vista como uma mudança drástica no cenário da segurança pública goiana pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA).
Para o titular da especializada, delegado Paulo Ludovico, o que houve foi uma verdadeira “revolução”.
“Saímos de 30 a 40 roubos de veículos por dia para atingirmos, hoje, patamares inimagináveis. Tal resultado é fruto de três pilares básicos: planejamento, combate à macrocriminalidade e continuidade nas investigações”, afirmou.
LEIA MAIS ? Veja como participar de leilão de 3 mil veículos do Detran
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post