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Sandro Mabel libera uso de slogans e logomarcas na Prefeitura: o que muda na prática

Mudança atinge materiais impressos, fachadas, veículos e uniformes da administração pública

31, julho, 2025
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Sandro Mabel | Foto: Divulgação

Sandro Mabel | Foto: Divulgação

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A Prefeitura de Goiânia está autorizada a retomar o uso de slogans e logomarcas institucionais.

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Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!

O projeto de lei que libera a utilização dessas marcas visuais foi sancionado pelo prefeito Sandro Mabel e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta 3ª feira (29).

A proposta, apresentada pelo presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), foi sancionada sem vetos e já está em vigor desde a assinatura.

Uso de slogans e logomarcas

Com a nova lei, slogans institucionais como “Com transparência, você vê resultados”, “Sob nova direção para recuperar nossa cidade” e “Cidade que dá certo” poderão ser oficialmente adotados pela Prefeitura de Goiânia, desde que não tenham caráter de promoção pessoal a gestores, servidores ou órgãos específicos.

A medida revoga a Lei nº 9.242/2013, que desde a gestão do ex-prefeito Paulo Garcia proibiu esse tipo de comunicação institucional.

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O que muda na prática

O Brasão Municipal continua sendo a identidade visual oficial obrigatória da Prefeitura.

ANÚNCIO

Porém, a nova regulamentação permite o uso complementar de:

  • Slogans institucionais;
  • Logomarcas de gestão;
  • Padrões visuais alinhados aos adotados pelos governos estadual e federal.

Esses elementos poderão ser aplicados em:

  • Materiais impressos e atos oficiais;
  • Uniformes dos servidores;
  • Placas e fachadas de prédios públicos;
  • Veículos da administração municipal.

Apenas a Agência da Guarda Civil Metropolitana e os órgãos de trânsito municipais poderão manter símbolos próprios, desde que acompanhados do Brasão de Goiânia, devido à vinculação dessas entidades ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Histórico

Os slogans mencionados já foram utilizados em campanhas nas redes sociais no início da atual gestão.

O lema “Cidade que dá certo” é uma adaptação do slogan oficial do Governo de Goiás.

A última vez que a Prefeitura de Goiânia adotou oficialmente slogan foi em 2012, na gestão de Iris Rezende, com a frase: “Prefeitura de Goiânia: O trabalho que você vê”.

A proibição da utilização de slogans e logomarcas institucionais vigorou desde 2013, quando a lei que agora será revogada foi aprovada.

Projeto quer liberar uso de slogans e logomarcas pela Prefeitura de Goiânia
Ultimo slogan usado pelo Centro Administrativo | Foto: Reprodução / Arquivo Prefeitura

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