O Santander Brasil encerrou o 1º trimestre de 2025 com lucro líquido gerencial de R$ 3,861 bilhões, alta de 27,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O resultado reflete, segundo o CEO Mário Leão, a consistência na execução da estratégia adotada pelo banco nos últimos anos, com foco em diversificação, resiliência e rentabilidade.
“Mesmo diante de um cenário macroeconômico mais desafiador, conseguimos manter os níveis de lucro e rentabilidade do último trimestre de 2024”, destacou o executivo.
70 milhões de clientes
O banco tem uma base de 70,7 milhões de clientes no país, dos quais 33,2 milhões são ativos.
Neste 2º trimestre, lançou o One App, um novo aplicativo que unifica os canais digitais.
“Queremos uma conversa única e contínua com cada cliente, tornando a jornada mais personalizada, integrada e eficiente”, afirmou Leão.
Ele também destacou avanços em soluções de pagamento, como o Pix por aproximação e o ‘click-to-pay’, que aliam conveniência, inovação e segurança.
Dados do Santander
Do ponto de vista financeiro, a receita total do banco atingiu R$ 21 bilhões no trimestre, com crescimento de 7% em 12 meses.
Já as despesas gerais subiram 4,4% no mesmo intervalo, abaixo da inflação, o que contribuiu para a melhora do índice de eficiência, que avançou 2,5 pontos percentuais e chegou a 37,2%, o melhor patamar em três anos.
O retorno sobre o patrimônio líquido subiu 3,3 pontos percentuais, alcançando 17,4%.
A carteira de crédito ampliada teve crescimento de 4,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2024 e manteve estabilidade frente aos 3 meses anteriores.
A inadimplência, ainda conforme os dados repassados pela assessoria do Santander, está controlada, com índice de 3,3% (variação de 0,1 ponto percentual em um ano).
As captações também apresentaram leve alta de 0,9% no trimestre e 4,5% no acumulado de 12 meses.

Discussão sobre isso post