A Prefeitura de Goiânia apresentou, nesta 4ª feira (5), o novo sistema de monitoramento que contará com pelo menos 55 câmeras espalhadas em 8 pontos estratégicos da capital.
Os primeiros equipamentos já foram instalados na Rua do Lazer e nos 2 becos que compõem a via, recentemente revitalizada.
Até dezembro de 2020, o prefeito Iris Rezende disse que pretende implantar cerca de 500 câmeras.
Os equipamentos serão instalados através de parcerias com empresas de telefonia. As primeiras 55 foram adquiridas em conjunto com a DT do Brasil.
Video Gyn
A ação faz parte do programa Video Gyn, que tem como objetivo garantir maior segurança e tranquilidade à população.
Segundo a prefeitura, as câmeras já conseguiram impedir atos ilícitos na Rua do Lazer.
Tentativas de pichações e também o tráfico e o uso de drogas no espaço foram identificadas pelos técnicos do Centro de Monitoramento Integrado que acionaram a Guarda Civil Metropolitana para coibir ação.
Durante a apresentação, realizada no Salão Nobre do Paço Municipal, o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves, disse que a parceria com a iniciativa privada teve custo zero para os cofres do município.
A iniciativa se espelha em um modelo já implantado em Aparecida de Goiânia.
Na cidade vizinha, a central de monitoramento conta com câmeras espalhadas pela cidade e usa inteligência artificial para identificar padrões de comportamento.
Aparecida terá sistema de vigilância que identifica sangue e corpos na rua
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post