A redação final da revogação da Taxa do Lixo foi aprovada com uma condição: apresentação de estudo de impacto financeiro e de medidas de compensação da renúncia de receita.
A inclusão do trecho, feita pelo vereador Thialu Guiotti (Avante), foi fundamental para destravar o projeto e passar com votos da base e da oposição ao prefeito Sandro Mabel.
Ainda assim, alteração sofreu resistências na última sessão de 2025, 30 de dezembro.
Vereadores do PT e do PL tentaram retirar o trecho na sessão que aprovou a revogação da taxa, mantendo a redação original, sugerida pelo vereador Lucas Vergílio (MDB), sem condicionantes.
O que diz Guiotti?
Conforme Guiotti, as críticas feitas pela oposição são feitas como “instrumento de pressão política contra o prefeito”.
O vereador afirmou ainda que todo projeto de renúncia de receita precisa seguir um rito, tem que ser apresentado de onde vem os recursos para retirá-lo ou é necessário fazer o corte de outras pastas para que não haja defasagens.
Conforme o autor da emenda, não havia essas medidas de compensação no projeto inicial.
“Não existe o impacto financeiro de que isso a ocasionará da Prefeitura de Goiânia. Todos nós gostaríamos e queremos que a população pague menos impostos, mas essa não é realidade. Goiânia está numa calamidade financeira e o projeto apresentado não consta estudo de impacto financeiro e nem com uma nova fonte ou com uma compensação”, explicou
Taxa do lixo será mantida
Questionado sobre a manutenção da taxa do lixo, mesmo após a aprovação, o vereador explicou que sim, até que seja feito o estudo de impacto e apresentado uma nova fonte de receita.
“O goianiense pagará até que aqueles que estão fazendo imagens para jogar na internet, fazendo jogo com a população, mentindo para a população”, acrescentou.
Vídeo-taxa-dolixo-Thialu-Guiotti de Folha Z
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”




Discussão sobre isso post