As obras da trincheira da 90, em Goiânia, estão em fase final de conclusão e o tráfego nos viadutos, no anel superior da Avenida 136, já foi liberado.
Na manhã desta terça-feira, 26, o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, visitou o local e falou sobre a construção.
Segundo ele, o tráfego na trincheira deverá ser liberado somente no dia 7 de dezembro, por conta da “cura” do concreto.
Dolzonan disse que caso o prazo não seja aguardado, pode haver desgastes na superfície do concreto.
O secretário explicou também que as chuvas fizeram com que o período de inauguração tenha se estendido de 30 de novembro para 7 de dezembro.
Além dos imprevistos com o tempo, houve também atrasos das empresas Oi, Enel e Saneago para iniciar as obras, de acordo com Dolzonan.
Inauguração
No próximo dia 30 de novembro, o titular da pasta afirmou que será entregue a revitalização do trecho da 90 entre a Praça do Cruzeiro e a Rua 115.
Mattos contou que vivia a expectativa de inaugurar a construção no último dia 24 de outubro, porém os contratempos frustraram os planos da Seinfra.
Além disso, Dolzonan lembra que a obra não é só a trincheira, mas a revitalização da 90, desde a Praça do Cruzeiro até o Terminal Izidória.
Contudo, o secretário explicou que as chuvas não atrapalham mais, já que, conforme ele, o concretamento já está 90% concluído.
A parte que resta é o encabeçamento na Praça do Cruzeiro, que segundo Mattos será entregue em dezembro.
A obra
Os trabalhos já foram feitos em 239 dias, com um valor total de R$ 10 milhões (preço inicial).
Juntamente com os viadutos e a trincheira, as obras contam com um sistema de drenagem de 150 m de extensão e 1,2 m de diâmetro.
Os drenos descerão pela Avenida 136 e serão acoplados aos que ficam na Jamel Cecílio, despejando toda água na Marginal Botafogo, evitando o alagamento da 90.
A trincheira tem comprimento de 350 m, profundidade máxima de 7,20 m e plataforma de 18 m de largura.
São 2 viadutos superiores na Avenida 136 em concreto protendido. Cerca de 315 toneladas de perfis metálicos foram cravados no local.
Placas de concreto pré-moldado com pintura antipichação formam as paredes de aproximadamente 4.000 m².
4 obras em 2019 prometem revolucionar o trânsito em Goiânia
Acompanhe tudo que acontece em Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post