O curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário Alfredo Nasser, agora faz parte do Núcleo de Apoio e Fiscal e Contábil (NAF) da Receita Federal.
O convênio para a inclusão no projeto foi assinado na 2ª feira (22) pelo reitor Professor Alcides e o pelo superintendente da Receita Federal do Brasil, em Goiânia, José Aureliano de Matos, com presenças de acadêmicos e professores, diretores e prós reitores, além de autoridades municipais.
O NAF é um programa desenvolvido pela RFB há 8 anos, com o objetivo de oferecer as pessoas físicas e jurídicas em situação de vulnerabilidade financeira, assistência contábil e fiscal, de forma a preservar os direitos das partes, sem que estas precisem pagar pelos serviços.
Trata-se de um convênio entre a RFB e as melhores faculdades de contabilidade nacionais.
A RFB oferece a qualificação para os acadêmicos e as Instituições de Ensino oferecem o espaço.
Os acadêmicos, com supervisão de professores e do Departamento de Cidadania Fiscal da Receita Federal, realizam o trabalho junto à comunidade necessitada.
Repercussão
De acordo com a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Alfredo Nasser, Professora Sandra Maria Machado Jorge, o convênio vai ao encontro do programa pedagógico da Instituição.
“Nossos cursos são ministrados para formar profissionais antenados com as causas cidadãs e ambientais. Somos comprometidos com a melhor qualificação, mas também com estes valores. Abrir espaço para nossos acadêmicos receber esta formação e prestar este serviço amplia ainda mais esta escolha” – afirma Sandra Maria Machado Jorge.
Para o reitor Alcides Ribeiro, a acolhida da RFB é o reconhecimento de 2 realidades das quais o Centro Universitário Alfredo Nasser não abre mão.
“Nosso processo educacional pauta pela aproximação do futuro profissional com a sociedade, mantendo informado sobre a necessidade de participar ativamente da melhoria da vida das pessoas, o que vai melhorar a vida da sociedade como um todo e também não abrimos mão da melhor qualificação possível. A participação no projeto NAF mostra que nosso esforço é reconhecido por um dos órgãos mais importantes e respeitado da República Brasileira, a Receita Federal”, avalia.
O superintendente da Delegacia da Receita Federal do Brasil, em Goiânia, José Auréliano de Matos lembrou que o projeto aproxima a Receita das Instituições de Ensino Superior, qualifica os futuros contadores para atuação competente e humanitária e assiste a quem verdadeiramente precisa.
“Este é um dos Programas de maior responsabilidade social que a RFB tem. É um sucesso tão consolidado que oito países da América do Sul mandaram seus técnicos para serem qualificados por nós e implantaram em seus territórios o NAF. As faculdades acolhidas no Programa precisam ser bem avaliadas e foi isto que colocou a de vocês no projeto. Vamos qualificar os acadêmicos com cursos presenciais e on-line e vocês, os alunos, vão ter a oportunidade de realizar algumas tarefas sociais de grande valia e alcance”, esclarece.
Discussão sobre isso post