A Faculdade Alfredo Nasser tem tudo pronto para se tornar tornar Centro Universitário. É um passo importante para uma instituição cresce em número de alunos e de serviços.
A perspectiva é de que a migração do título de faculdade para centro universitário ocorra até o fim do ano. No entanto, o ultimato é dado pelo Conselho Nacional de Educação após conclusão de todos os trâmites.
Para entender melhor a classificação do Ministério da Educação (MEC), as Instituições de Ensino Superior (IES) podem ser Faculdades, Centros Universitários e Universidades.
A classificação não indica maior ou menor qualidade, pois cada instituição possui atribuições e focos diferentes.
As faculdades são conhecidas pela prioridade mais mercadológica e técnica. Já as universidades por seu foco acadêmico, isto é, na área da pesquisa e extensão.
LEIA MAIS: Unifan abrirá novo curso de Odontologia em Goiânia
Um centro universitário é buscado por quem quer conciliar uma carreira profissional e acadêmica, uma vez que equilibra seu enfoque entre a área técnica e a pesquisa.
Unifan
Hoje, a Unifan possui 16 cursos de graduação, além de dezenas de cursos de pós-graduação em diversas áreas. Há ainda vários programas de iniciação científica.
Segundo o diretor acadêmico da instituição Carlos Alberto Vicchiatti, o MEC deu relatório de parecer para a criação do Centro, que foi acatado pela faculdade.
Agora, a Unifan aguarda o trâmites burocráticos no Conselho Nacional de Educação, que se reúne apenas uma vez por mês.
Mais novidades
A Unifan se movimenta ainda para a criação de um campus em Pontalina (Go), a 128 km de Goiânia.
Segundo Vicchiatti, toda a documentação solicitando o novo campus foi enviada para o MEC, que ainda precisa fazer uma avaliação in loco para dar continuidade ao projeto.
Ainda de acordo com o diretor, não há previsão para a visita do MEC.
Mais cursos
Também segue em andamento a implementação do curso de Odontologia na instituição. O autorização foi concedida pelo MEC há cerca de três meses.
A Unifan agora aguarda manifestação favorável dos conselhos de saúde à criação do curso.
Sobre a criação de outros cursos para a unidade de Goiânia, Carlos disse que a faculdade deve fazer um mapeamento das demandas da sociedade goiana.
“A gente fica atento ao que sociedade pede. A sociedade vai indicar, e a gente busca identificar e organizar essa demanda.”
Discussão sobre isso post