O projeto “Cidade Limpa”, que é executado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), já recolheu 207.664 mil toneladas de entulhos descartados de forma irregular nas ruas da capital, nos últimos quatro meses. Ao todo, 305 bairros foram beneficiados com os serviços de limpeza.
Para intensificar os trabalhos, a Comurg direcionou 200 homens que trabalham com o auxílio de 31 caminhões entre caçamba e truck, e 15 pás-carregadeira na remoção dos mais diversos tipos de resíduos, desde os da construção civil até galhos, móveis e animais mortos.
Pontos de descarte, colaboração do cidadão e Catatreco
Em recente levantamento feito pelo órgão, foram identificados mais de 100 pontos de descartes clandestinos espalhados pela cidade, além daqueles moradores que constantemente despejam seus dejetos em áreas públicas, praças, ruas, avenidas, lotes e terrenos baldios.
O presidente da Comurg, Ormando José Pires, pede a colaboração de cada cidadão para a obtenção do êxito. “Em alguns locais o funcionário é obrigado a recolher o entulho duas ou três vezes por mês, devido à insistência em jogar o lixo no mesmo local”, salientou.
Para coibir esta prática, a Comurg orienta os moradores a procurar a companhia e contatar o Catatreco e, no caso de restos de construção, alugar os containers das empresas cadastradas. Além disso, agentes da Amma, têm visitado os locais que já foram limpos para notificar o cidadão que insistir em jogar seu lixo e/ou entulho fora do horário ou em locais inapropriados.
Discussão sobre isso post