Rodrigo Augusto
Em Joinville (SC), o vereador Wilian Tonezi (PL) criticou o uso do termo “gratuito” na divulgação de eventos realizados pela prefeitura.
Durante a sessão ordinária da última 2ªfeira (20), o parlamentar afirmou que as ações promovidas pelo poder público são custeadas com recursos provenientes de impostos e tributos pagos pela população.
Tonezi fez a declaração após a vereadora Vanessa Falk (Novo) anunciar que a administração municipal realizaria o evento “Natal Joinville” de forma gratuita.
“Dizer que o que a prefeitura vai fazer é gratuito é um câncer em nossa sociedade. Isso só alimenta o assistencialismo”, afirmou o vereador na tribuna.
O parlamentar argumentou que o evento terá custo elevado para os cofres municipais.
“A prefeitura vai gastar mais de R$ 3 milhões com decoração e com a pista de patinação no gelo. Quem vai pagar é o joinvillense”, destacou.
Para ele, falta “honestidade” quando ações públicas são divulgadas como gratuitas.
“No mínimo, deveríamos ter transparência ao dizer que é um evento pago com o dinheiro do cidadão. Não tem nada de graça”, completou Tonezi.
🔐 Vídeo -vereador-eventos-gratuitos de Folha Z
Projeto de lei
Na mesma sessão, o vereador Cleiton Profeta (PL) lembrou que apresentou um projeto de lei que proíbe o uso do termo “gratuito” em eventos públicos.
Segundo ele, a proposta está parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Joinville.
Profeta também ressaltou que uma iniciativa semelhante já foi aprovada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Câmara de Joinville
A Folha Z procurou a Câmara de Joinville para comentar o fato.
Não recebemos resposta até o fechamento desta matéria.
O espaço segue aberto para manifestações.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post