Um grupo de vereadores de Aparecida de Goiânia se reuniu nessa 2ª feira (26) para tratar de iniciativas que dão mais independência aos parlamentares da cidade.
Na pauta, o principal assunto foi a proposição de uma mudança no regimento interno da Câmara Municipal para alterar a forma de nomeação dos cargos de assessoria direta dentro dos gabinetes dos vereadores.
Segundo parlamentares ouvidos pela reportagem, o atual texto permite que o presidente da Casa interfira nessa escolha.
O objetivo, com a mudança, é garantir que somente o vereador titular do gabinete possa nomear e exonerar os comissionados que nele atuam diretamente.
7 assessores parlamentares por gabinete
Outra propositura debatida em relação ao regimento é a padronização da quantidade de assessores à qual cada vereador tem acesso.
A ideia é que esse número, que hoje não é igual para todos, seja fixado em 7.
Conselho de Ética da Câmara de Aparecida de Goiânia
Os parlamentares também aproveitaram a reunião dessa 2ª feira (26) para falar sobre a criação do Conselho de Ética da Câmara.
Anunciada em fevereiro de 2022 pela Presidência da Casa, a medida ainda não foi colocada em prática, não tendo sido escolhida a composição da comissão.
Segundo fontes consultadas pela reportagem, 18 vereadores já embarcaram nos projetos.
André Fortaleza fica irritado
Ao longo das últimas horas, boatos correram os grupos de WhatsApp e nos corredores da Cidade Administrativa dando conta de que a reunião teria como assunto a suposta articulação de um impeachment do presidente André Fortaleza.
Todos os vereadores ouvidos, porém, negaram que a conversa tenha tocado nessa questão.
De toda maneira, segundo assessores de André Fortaleza, ele ficou irritado com o teor do encontro.
Discussão sobre isso post