Um juiz do Sergipe ordenou que as maiores operadoras de telefonia do país impeçam o acesso dos brasileiros ao aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp por 72 horas a partir das 14h desta segunda-feira (2). Caso descumpram a determinação, as empresas ficam sujeitas a multa de R$ 500 mil.
O Sinditelebrasil, sindicato das operadoras, informou que TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel foram notificadas e cumprirão a intimação judicial: “O processo de bloqueio começa a ser feito a partir das 14h de hoje”, declarou.
O magistrado Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, no Sergipe, atendeu a um pedido de medida cautelar da Polícia Federal, que foi endossado por parecer do Ministério Público.
LEIA MAIS: Convocação para Copa América é divulgada com Ganso e sem Neymar
2015
A exemplo do bloqueio anterior, a medida foi tomada porque o Facebook, dono do WhatsApp, não teria cumprido uma decisão judicial de compartilhar informações necessárias para uma investigação criminal.
Em 2015, sob a mesma justificativa, o aplicativo ficou bloqueado no Brasil por 12 horas.
Solução
Com o bloqueio do WhatsApp, os usuários buscaram alternativas para não ficarem fora do ar. A principal opção dos brasileiros é o Telegram, serviço similar ao primeiro e com muitas funcionalidades a mais. Veja no site da empresa.
Discussão sobre isso post