Vacinas contra covid-19 são desenvolvidas por pesquisadores brasileiros | Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
Vacinas contra covid-19 são desenvolvidas por pesquisadores brasileiros | Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

O Brasil pode ter 2 vacinas contra a covid-19 totalmente nacionais em breve.

A 1ª chance promissora é do Instituto Butantan, que anunciou nesta 6ª feira (26) que começou a desenvolver a produção-piloto do imunizante.

Intitulada ButanVac, a vacina seria desenvolvida e produzida integralmente no Butantan, sem necessidade de importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).

A expectativa é que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos comecem em abril, o que ainda precisa de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mas esse não é o único pedido de aprovação para testes recebidos pelo órgão.

Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, um imunizante desenvolvido pela faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) já solicitou autorização para testes em voluntários.

A vacina Versamune®️-CoV-2FC é resultado de pesquisa coordenada pelo pesquisador Célio Lopes Silva (FMRP-USP), em parceria com a empresa brasileira Farmacore Biotecnologia e a estadunidense PDS Biotechnology Corporation.

Começa agendamento online de vacinação da covid-19 em Goiânia


Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)

Comentários do Facebook