A Câmara de Aparecida de Goiânia pode restringir a concessão de títulos de cidadania.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Um projeto de resolução do vereador Felipe Cortez (PL), já em tramitação, propõe alterar o Artigo 167 do Regimento Interno para limitar a apresentação a 6 títulos por ano.

No entanto, o texto abre exceção para que a Mesa Diretora possa conceder honrarias em casos “excepcionais”.
Atualmente, não há limite para a concessão desses títulos.
Um exemplo recente é o vereador Cristiano Zoi (Avante), que aprovou 18 títulos de cidadania aparecidense para militares da Polícia Militar e Bombeiros em um único dia.
Justificativa da limitação
Segundo Felipe Cortez, a proposta busca qualificar a atuação dos vereadores na concessão de honrarias, garantindo que os títulos representem mérito real e preservem seu valor simbólico.
“A prática é nobre e legítima, mas, quando exercida de forma excessiva, pode se tornar uma ação meramente protocolar, esvaziando seu sentido”, argumentou o vereador.
Exemplo de Goiânia
A iniciativa segue o modelo da Câmara de Goiânia, que recentemente limitou a 15 o número de títulos de cidadania por legislatura.
Se a proposta for aprovada, os vereadores de Aparecida de Goiânia poderão apresentar no máximo 24 títulos durante os 4 anos de mandato.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.
Discussão sobre isso post