Cotado entre os pré-candidatos da base do governador Ronaldo Caiado, Bruno Peixoto não pretende recuar da intenção de disputar a Prefeitura de Goiânia em 2024.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) não tem nada a perder – mesmo candidato, ele mantém a cadeira de deputado – e vê na oportunidade a realização de um projeto antigo.
Hoje, o maior sonho político de Bruno Peixoto é ser prefeito de Goiânia.
Um cenário de recuo só deve ser possível caso o grupo do deputado avalie que não há a mínima chance de ele vencer as eleições.
Se houver cenários favoráveis, com quaisquer chances, Bruno disputa a prefeitura e não recua.
MDB é pedra no sapato de Peixoto
Um dos desafios de Bruno Peixoto, porém, tem sido a articulação junto ao MDB.
O deputado tem interesse em compor com o partido do vice-governador Daniel Vilela e espera uma atuação conjunta na base de Caiado para efetivar o projeto político.
Alas do MDB, porém, defendem candidatura própria do partido.
O ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot é nome apresentado pelo MDB para o projeto, após desistência pública de Ana Paula Rezende.
Além da estratégia, há membros do grupo de Daniel que têm desconfiança em relação ao comprometimento do deputado com o projeto emedebista para 2026.
Ainda no fim de 2023, a conversa nos bastidores era de que a pré-campanha de Bruno Peixoto acontecia de forma acelerada e independente, o que incomodava certos grupos da base aliada do governador Ronaldo Caiado.
Confiança no plano político
Diante do impasse, Bruno chegou a tentar uma abordagem do tema diretamente com o governador, sem sucesso.
Em recente viagem à China, em novembro de 2023, Peixoto procurou Caiado em 2 oportunidades para tentar buscar uma apaziguada na situação.
O governador, porém, esquivou nas 2 tentativas, frustrando o deputado.
De volta ao Brasil, Bruno Peixoto mudou a estratégia e manteve a sequência dos trabalhos de consolidação da pré-candidatura.
Em conversas com assessores e deputados mais próximos, Bruno garantiu que, caso não tenha espaço para disputar a Prefeitura de Goiânia, irá trabalhar para buscar o governo de Goiás em 2026.
O comentário é uma espécie de recado para Daniel e o MDB.
Hoje, Daniel Vilela é o sucessor natural de Ronaldo Caiado para o governo e, inclusive, o nome defendido por Bruno Peixoto.
Apesar disso, o deputado não quer ser atrapalhado, em especial por partidos da base, em seu projeto para Goiânia.
Caso não consiga tocar seu planos adiante, Peixoto mostrou que está preparado para tocar outras alternativas.
Discussão sobre isso post