Jair Bolsonaro fez uma live final de despedida da Presidência na manhã desta 6ª feira (30) com pedido de fim dos atos extremistas pelo país.
Veja:
O foco do discurso foi na articulação de uma oposição democrática ao governo Lula, que se inicia neste domingo (1º).
“Não vamos achar que o mundo vai acabar dia 1º de janeiro. Não vamos para o tudo ou nada. Não tem tudo ou nada. Inteligência! Mostrar que somos diferentes do outro lado. Nós respeitamos as normas e as leis da Constituição. O Brasil não sucumbirá, acreditem em vocês. Perde-se batalha, mas não perderemos a guerra”, disse o presidente.
Na fala, Bolsonaro ainda se distanciou das manifestações que contestam o resultado das eleições presidenciais.
“Eu não participei desse movimento. Eu me recolhi. Eu acreditava e acredito ainda que fiz a coisa certa de não falar sobre o assunto para não tumultuar mais ainda. A imprensa, sempre ávida para pegar uma palavra errada minha, uma frase fora de contexto, para criticar”, afirmou.
Ele ainda condenou os atos extremistas como a tentativa de implantação de uma bomba em Brasília:
“Nada justifica aqui em Brasília essa tentativa de ato terrorista no aeroporto de Brasília. Nada justifica. Um elemento que foi pego, graças a Deus, com ideias que não coadunam com nenhum cidadão”, disse.
Perto do fim do discurso, Bolonaro se emocionou e chegou a chorar.
Bolsonaro vai aos EUA
O pronunciamento ocorre às vésperas de viagem para Miami, nos Estados Unidos.
Segundo informações de bastidores, Bolsonaro deve deixar o Brasil até sábado (31/12) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e não pretende participar da cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Discussão sobre isso post