A vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) apresentou na Câmara Municipal de Goiânia projeto que obriga a instalação de câmeras de monitoramento nos terminais de ônibus da capital nesta quinta-feira, 6.
Os locais que serão monitorados deverão ser selecionados pela Prefeitura considerando os maiores índice de assaltos apontados pelo último levantamento realizado pela Agência da Guarda Civil Metropolitana (AGCM).
O projeto estabelece que câmeras deverão ser instaladas pelas concessionárias e que as despesas da ação não poderão incidir na planilha de cálculos para aumento da tarifa. “A segurança é problema de todos nós e as empresas que exploram o transporte coletivo de passageiros não podem ficar a margem da situação atual de insegurança da população, que afinal de contas são os seus clientes”, argumentou a vereadora.
LEIA MAIS: Kajuru diz possuir lista com os maiores devedores de Goiânia e dispara: “São só ricos sonegadores”
Identificação
Segundo a parlamentar, os equipamentos de monitoramento deverão ter sensores que captem imagens em cores com resolução capaz de permitir a clara identificação de assaltantes, criminosos e suspeitos. As imagens deverão ficar acessíveis por um período de 120 dias à disposição do poder público e autoridades policiais quando solicitadas.
“Ninguém pode ficar omisso ou indiferente diante das situações de risco imposta por ações criminosas que sucedem em todos os cantos da cidade. Não existe mais o chamado público alvo dos criminosos, eles atacam trabalhadores, estudantes, crianças, jovens e idosos e levam de tudo, bolsas, celulares, fones de ouvido, relógios e até a marmita com alimentos”, afirmou Tatiana.
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter
Discussão sobre isso post