O secretário de Articulação Política de Aparecida de Goiânia, Vanilson Bueno, enfrenta desafios semelhantes aos de seu antecessor, Marlúcio Pereira.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Sua principal missão é fortalecer a relação entre o Executivo e os vereadores.
No entanto, assim como Marlúcio, Vanilson Bueno pode sofrer desgastes políticos caso não tenha autonomia suficiente para executar seu papel de forma eficiente.
Marlúcio foi um secretário com a “caneta na mão”, mas sem “tinta”, ou seja, sem poder real para efetuar nomeações.
Esse mesmo cenário parece se repetir com Vanilson, já que vereadores têm manifestado insatisfação com a demora nas indicações.
Rosinaldo Boy e Mazinho Baiano

O tema, inclusive, foi debatido em grupos de WhatsApp dos parlamentares, com críticas diretas de vereadores como Rosinaldo Boy e Mazinho Baiano a demora nas nomeações.
Fábio Passaglia

Nos bastidores, comenta-se que Vanilson ainda não possui plena autonomia, pois as decisões sobre indicações precisam ser aprovadas previamente pelo secretário de Governo, Fábio Passaglia, considerado um dos homens de confiança de Leandro Vilela.
Gilsão Meu Povo

Essa centralização das decisões tem gerado frustrações entre os vereadores, que têm recorrido ao presidente da Câmara, Gilsão Meu Povo, para intermediar a situação.
Há uma expectativa de que as nomeações sejam oficializadas até 5ª feira (20), o que pode aliviar as tensões.
Para desempenhar bem sua função, na avaliação de vereadores, Vanilson Bueno precisa ter liberdade de ação.
Exemplos na articulação política demonstram que a autonomia do secretário é essencial para garantir relação amistosa entre Executivo e Legislativo.
Tatá Teixeira

Em Aparecida, Gustavo Mendanha conferiu esse poder a Tatá Teixeira, que teve liberdade para atuar.
Jovair Arantes

Em Goiânia, Jovair Arantes consolidou sua posição ao longo da gestão de Rogério Cruz, após substituir Michel Magul, que, assim como Marlúcio, sofreu por não ter autonomia.
O governo de Leandro Vilela ainda está em seus primeiros meses, mas os desafios da Articulação Política já se tornam evidentes.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.
Discussão sobre isso post