O vereador Cristiano Zoi (Avante) anunciou nesta 3ª feira (5) que irá recorrer da decisão que cassou toda a chapa de seu partido no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A declaração foi feita durante o retorno das sessões na Câmara de Aparecida de Goiânia.
“Entrei com recurso contra decisão que busca me tirar o direito de representar esta cidade, sem cometer único erro, nem na campanha, nem no mandato“, disse o parlamentar.
Cristiano também criticou a aplicação da legislação sobre a cota de gênero, que determina o mínimo de 30% de candidaturas femininas nas chapas proporcionais.
“É uma lei falha, cheia de erros e brechas e que, em nada reflete a vontade popular“, afirmou.
Cassação da chapa
No fim de junho, o TRE-GO decidiu, por 5 votos a 2, pela cassação da chapa do Avante em Aparecida de Goiânia, ao confirmar sentença de 1ª instância.
A Justiça Eleitoral entendeu que houve fraude na cota de gênero com a candidatura de Rute de Jesus.
Denúncia
A denúncia foi apresentada pelo PSD e pelo candidato Diego Tufão.
Segundo a acusação, Rute obteve apenas 10 votos, não realizou campanha e declarou apoio a outra candidata do mesmo partido, o que contraria a legislação eleitoral.
Caso a decisão seja mantida, o mandato de Cristiano Zoi será transferido ao PSD, que passará a ocupar a cadeira na Câmara.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”
Discussão sobre isso post