Seis universidades, faculdades e centros universitários de Goiás obtiveram desempenho insatisfatório na avaliação nacional dos cursos de medicina aplicada em 2025.
Entre os municípios com cursos mal avaliados está Aparecida de Goiânia, que concentra 2 instituições listadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Instituições e conceitos no Enade de Medicina
Nota 1
-
Faculdade Zarns – Itumbiara
-
Unicerrado – Goiatuba
-
Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) – Aparecida de Goiânia
-
Universidade de Rio Verde (UniRV) – Goianésia e Formosa
ANÚNCIO
Nota 2
-
Universidade de Rio Verde (UniRV) – Aparecida de Goiânia e Rio Verde
-
Faculdade Morgana Potrich (Famp) – Mineiros
-
Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) – Trindade e Mineiros

Cursos da Unifan e UniRV receberam notas insatisfatórias no Enade | Foto: Ag. brasil/Arquivo
ENADE
É a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltada aos cursos de medicina.
A prova avalia conhecimentos, competências e habilidades adquiridas ao longo da graduação, funcionando como um indicador da qualidade da formação médica.
A escala de avaliação varia de 1 a 5. As notas 3, 4 e 5 são consideradas satisfatórias, enquanto 1 e 2 indicam rendimento abaixo do esperado.
NOTA 1
Cursos com nota 1 podem ter o ingresso de novos alunos suspenso ou o número de vagas reduzido, além de perder o acesso a programas federais, como o Fies.
NOTA 2
Cursos com nota 2 estão sujeitos à redução de vagas ou à proibição de ampliação da oferta e, em alguns casos, à suspensão do Fies, conforme o desempenho dos concluintes.
NOTA DA UNIFAN
O Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN) aguardará as comunicações oficiais do Ministério da Educação (MEC) para, então, se posicionar junto à sua comunidade acadêmica.
NOTA DA UNIFAN UNIRV
Entramos em contato com a instituição, mas ainda não recebemos resposta.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.




Discussão sobre isso post