A confirmação da reaproximação entre o vice-governador Daniel Vilela e o ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha, faz o presidente estadual do MDB reeditar os passos do governador Ronaldo Caiado.
Ambos anteciparam as conversas das eleições estaduais ao trazer o 2º candidato mais votado na eleição anterior para seu projeto eleitoral.
Caiado escolheu Daniel na vice
Um ano antes das eleições de 2022, Caiado anunciou Daniel Vilela como seu vice, durante a convenção do União Brasil em Goiás.
O emedebista foi o 2º mais votado em 2018. Obteve 479.180 votos naquele pleito (16,14%).
Ronaldo venceu a eleição no 1º turno, com 1.773.185 votos (59,73%).
Menos de 1 ano após a eleições, Daniel Vilela seguiu o mesmo caminho.
Candidato natural à reeleição em 2026, o vice-governador antecipou as articulações e anunciou o retorno de Gustavo Mendanha ao MDB.
O ex-prefeito de Aparecida deixou o partido em 2021 e concorreu ao cargo de governador nas eleições de 2022 contra Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, que obtiveram 1.806.892 votos (51,8%)
Mendanha também ficou em 2º lugar, porém obteve 879.031 votos (25,2%), praticamente o dobro que Daniel recebeu de votos em 2018.
A aliança de Gustavo e Daniel está condicionada a participação do ex-prefeito de Aparecida na disputa pelo Paço na capital ou na chapa majoritária de 2026.
Prefeitura de Goiânia
Segundo o núcleo duro do ex-prefeito, Gustavo só pleitearia o cargo de prefeito, se a filha de Iris, Ana Paula Rezende, não mostrasse interesse em disputar as eleições municipais.
Além de aguardar um posicionamento de Ana Paula, Mendanha terá que realizar uma consulta ao Judiciário para verificar a possibilidade dele disputar a prefeitura de Goiânia em 2024.
Conforme apurado, o entendimento e expectativa é que não haja impedimento, visto que o ex-prefeito sairia de uma cidade menor (Aparecida de Goiânia) para uma maior (Goiânia) e que haveria um hiato de aproximadamente 2 anos entre o mandato e a disputa.
Assim, não se configuraria o “prefeito itinerante” – ou seja, aquele que cumpriu 2 mandatos em um município e entra na disputa pelo Executivo de cidade vizinha, mudando o domicílio eleitoral.
Senado ou vice de Daniel
Candidatura ao Senado ou a vice de Daniel são as possibilidades alinhadas para 2026.
Mendanha tem preferência por concorrer à Prefeitura de Goiânia, mas não descarta a 2ª possibilidade.
LEIA TAMBÉM:
Jardins Munique foi o palco do 1º encontro entre Daniel e Gustavo
4 nomes são responsáveis pela reconciliação entre Daniel e Gustavo
Retorno de Mendanha ao MDB reacende a possibilidade dele assumir cargo no 1º escalão de Caiado
Discussão sobre isso post