Exaltando a União e com a presença de parlamentares do PSDB, do PL e de políticos do Distrito Federal, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) empossou 3 novos secretários nessa 2ª feira (6).
Foram empossados a nova titular da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF), Maria Caroline Fleury; novo titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico; e o novo presidente Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-Go), Delegado Waldir (União Brasil).
A sessão contou com a participação de parlamentares e ex-parlamentares correligionários de Caiado e do seu vice-governador, Daniel Vilela (MDB), além da deputada Marussa Boldrin (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil).
Ele também contou com a presença de parlamentares que apoiaram outros políticos nas Eleições Gerais, em 2022. É o caso do deputado federal Daniel Agrobom (PL) e das deputadas Magda Moffato (PL) e Lêda Borges (PSDB), essa última representante do Entorno.
A unidade foi lembrada por Caiado, que destacou a parceria com Daniel Vilela, seu opositor em 2018.
“Vocês conseguiram fazer essa unidade. É isso que busco. Se governa aglutinando forças”, comemorou Caiado.
Detran-GO
Uma das pastas que estará sob nova direção é o Detran.
O departamento contará com Delegado Waldir, que vai substituir Eduardo Machado (Podemos).
A missão de Waldir será de “reduzir o número de acidentes e de não colocar Goiás nas páginas policiais”.
“O governador tem longa experiência em domar “mula brava” e o Detran é uma mula brava, mas o Delegado Waldir fez escola com o governador. É a minha missão”, comemorou Waldir em sua posse.
Terceiro candidato ao Senado mais votado, Waldir recebe a pasta de Caiado após concorrer pela Base.
A experiência dele foi lembrada pelo governador.
“É uma pessoa determinada e que tem coragem, o que fez ele ser o deputado mais votado da História de Goiás”, exaltou o Caiado.
Entorno do DF
Além da unidade, Caiado, Daniel Vilela e os novos titulares do primeiro escalão de Caiado exaltaram o desafio que será gerir três pastas que são consideradas importantes para Caiado.
O “maior desafio”, no entanto, segundo o líder do Governo na Alego, será a SEDF, que terá responsabilidade de melhorar o Entorno do Distrito Federal.
“O Entorno não sentia a mão forte do Governo. Pedi licença a todos e, neste momento, avançamos em obras para mudar a vida das pessoas que vivem no Entorno. Não é possível ainda ter as limitações que existem e é possível ser melhorado, desde que haja eficiência”, destacou Caiado.
A nova titular já assume o posto com a missão de representar os 11 municípios do Entorno.
Ela terá a missão de fazer a interlocução como Distrito Federal e, principalmente, de não aceitar o aumento da tarifa no Transporte Público do Entorno, que já teve início.
“Não aceitamos o aumento. Precisamos subsidiar a passagem, fazer o Consórcio entre Goiás, União e o Distrito Federal. É a nossa prioridade número um”, pontua Maria Caroline.
A secretária inaugura a pasta e foi indicada justamente por representar o Entorno.
Ela é próxima à ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo do Brasil Flávia Arruda (PL), que exaltou a nomeação de Maria Caroline.
“É a pessoa preparada para unir o Entorno ao Distrito Federal e para representar a Região Metropolitana do Entorno”, pontua Arruda.
SICT
As outras 2 pastas estarão sob nova direção.
Zé Frederico substitui Marcio Cesar Pereira na SICT.
Apesar da nova gestão, a SICT faz parte da última Reforma Administrativa de Caiado.
Teve seu nome alterado de Secretaria Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) para SICT.
O emedebista terá a responsabilidade de inovar e preparar os jovens para a economia do futuro, “independente de renda, cor ou local de nascimento”.
Ele quer trabalhar para transformar Goiás no Vale do Silício. “O Vale do Pequi”, pontuou.
“Não vou começar do zero. Inovação é resolver os problemas reais. Uma das nossas missões democratizar o acesso à tecnologia”, discursou.
Apesar de pouco conhecido, Zé Frederico terá a missão de comandar uma pasta que, inclusive, já esteve sob o comando de Adriano da Rocha Lima, homem de confiança de Caiado.
O governador, inclusive, exaltou que a missão do novo titular é manter o Estado na oferta de serviço digital a população.
“Hoje estamos na segunda posição, tudo isso estará na sua mão para você fazer Goiás chegar ao primeiro lugar”, citou.
Discussão sobre isso post