Os deputados Bruno Peixoto (PMDB) e Marcos Martins (PSDB) foram favoráveis à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada em plenário, no final do mês de agosto, pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, Fábio Sousa (PSDB), que extingue o voto secreto. Segundo o autor, a PEC na Casa expressa um anseio popular. “É o que a população deseja. Ela quer saber o que cada deputado vota”, salienta o tucano.
De acordo com a PEC, em casos de cassação de mandato, por exemplo, a votação deverá ser aberta. O mesmo acontecerá na indicação de membros ao Tribunal de Contas do Estado e ao Tribunal de Contas do Município e na destituição do Procurador-Geral de Justiça.
Fabio Sousa lembra que proposta semelhante tramita no Congresso. “Talvez por causa de toda aquela mobilização que aconteceu no mês de junho, o Senado já aprovou. A Câmara Federal também deve aprovar”, diz.
Transparência no parlamento
Para o parlamentar tucano, a população tem o direito de saber qual o voto do deputado nas situações descritas em seu projeto. “A Assembleia tem de seguir esse exemplo positivo e atender o anseio popular de que todas nossas votações sejam abertas.”
O deputado Bruno Peixoto (PMDB) declara seu apoio à matéria. “Sou favorável em qualquer situação, seja para escolha do presidente da Casa, escolha de conselheiros dos tribunais de conta ou cassação de mandatos. O voto secreto tem de ser extirpado do Legislativo. A população quer transparência dentro do parlamento”, observa.
A mesma opinião é compartilhada pelo deputado Marcos Martins (PMDB). “Eu votaria a favor sem nenhum constrangimento. As coisas no Brasil estão ficando cada vez mais transparentes. Ainda é um projeto embrionário aqui na Casa, mas vai alcançar resultados positivos. Temos de respeitar a opinião de cada deputado e aguardar o que o plenário vai decidir.”
Discussão sobre isso post