O secretário de Relações Institucionais (SRI) de Goiânia, Ricardo Fortunato (Republicanos), entregou nesta 4ª feira (20) um pedido de renúncia ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos).
A exoneração, segundo o agora ex-secretário, foi enviada porque ele “não admite a forma que a prefeitura está administrando a gestão” e a maneira como o chefe de gabinete do prefeito, José Alves Firmino (Republicanos), está articulando.
Duas fontes consultadas pela Folha Z no Centro Administrativo, contudo, cravam que Fortunato sabia que seria exonerado, por isso antecipou sua saída.
Segundo uma delas, a exoneração de Fortunato estava prevista para ter saído na reforma divulgada pela prefeitura na última 3ª (19), mas a alteração ficou para um outro momento por haver “costuras políticas”.
Um outro nome ligado ao Republicanos disse que a exoneração já era pretendida pelo prefeito e que o secretário pediu a exoneração para “tentar se sair bem”.
Ricardo nega que exoneração partiu do Paço
O ex-SRI negou as conversas de bastidores e garantiu que a exoneração não partiu do Paço Municipal e, além disso, surpreendeu os demais membros do Executivo.
Segundo ele, não houve contato direto com o prefeito Rogério antes de formalização do pedido, enviado nesta 4ª.
Fortunato afirmou que a decisão é “de cunho pessoal”, tem caráter irrevogável e não tem a ver com a relação do Republicanos com o prefeito Rogério Cruz.
No pedido que a FZ teve acesso, o agora ex-secretário disse que “não poderia deixar de citar vários procedimentos instaurados contra a Gestão Municipal”.
Segundo ele, esses procedimentos chegam “diariamente na Secretaria Municipal de Relações Institucionais”.
O ex-secretário, contudo, não apresentou os dados em seu pedido, apenas citou que há várias Tomadas de Contas Especiais (TCEs) que chegaram a SRI.
Fortunato estava desde abril na secretaria.
Foi nomeado em substituição a secretária de Desenvolvimento Social e Humano (Sedhs), Maria Yvelônia (Republicanos).
Ainda não há informações sobre quem o substituirá.
LEIA TAMBÉM:
“Definição é da Câmara”, declara Rogério Cruz sobre impasse de vereadores com bloco Vanguarda
Discussão sobre isso post