Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Política

Investigação na Saneago revela fraudes em licitações

08, março, 2017
A A
Saneago apresenta fraudes em licitações / Foto: Divulgação

Saneago apresenta fraudes em licitações / Foto: Divulgação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

Material apreendido durante investigação na Saneago / Foto: Divulgação MP
Material apreendido durante investigação na Saneago / Foto: Divulgação MP

A operação Gota D’Agua, que desde 2015 promove investigação na Saneago, encontrou na tarde de terça-feira, 7, falhas em licitações na estatal. Em entrevista coletiva, oficiais do Ministério Publico esclareceram detalhes da operação. Segundo o promotor de justiça Walter Otsuka, há indícios que a fraude seja de autoria de grupos de empresas.
A revelação da fraude foi feita após denúncia anônima. O MP apurou que a concorrência na licitação era apenas simulação entre as empresas para fraudar a competição no processo.
As empresas eram abertas em nome de membros das mesmas famílias. O primeiro grupo concorria à licitação para confeccionar materiais de sinalização por meio de duas empresas. Em uma serralheria, os proprietários seriam pai e filha e, na segunda, apenas a filha.
O segundo grupo de empresas usou do mesmo método pra fraudar a licitação. A operação revela que quatro empresas que concorriam à licitação para materiais hidráulicos eram de propriedade de membros de apenas uma família. Apesar dos mesmos métodos de atuação, o promotor afirma que os dois grupos de empresas não  apresentam correlação.
LEIA MAIS: Vereador de Piranhas acusado de estupro é acionado pelo MP
A investigação aponta que já encontrou cinco licitações fraudadas e que os grupos atuaram desde 2010.  Walter Otsuka faz menção a cerca de R$ 2,2 milhões de prejuízos.  “Ficamos perplexos. Como que isso passa pela Comissão de Licitação, pelo Controle Interno, pelo pregoeiro?”, questionou o promotor. Apesar destes questionamentos, o promotor afirma que não há indícios de participação de servidores públicos. A investigação prossegue em sigilo.
Documentos evidenciam também que algumas empresas superfaturaram valores e que forneceram produtos fora do perfil da natureza do fornecedor. A investigação caminha pra a busca de possíveis aliciamentos das empresas com falhas em licitação.
Em nota, a Saneago afirma que o órgão e o Governo do Estado apoiam a operação e que repudiam práticas que buscam macular a legitimidade das licitações.
Flagrante
Doze promotores de Justiça e os cerca de 40 policiais civis e militares envolvidos na operação cumpriram 5 mandados de condução coercitiva e 11 mandados de busca e apreensão em residências e empresas ligadas à Saneago.  Na busca e apreensão na residência de envolvidos, foram encontradas armas e drogas. Três foram presos em flagrante por porte ilegal de arma, posse de droga e ainda posse de munições. Todos flagrados foram encaminhados para Polícia Civil.
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

Posts Relacionados

Felipe Cortez rompe com governo Leandro e diz: “Pastor Romeu tem suas convicções, eu tenho as minhas”

Pai mata filho de 2 anos afogado em córrego após briga por ciúmes

Donos de “bebê reborn” podem ser proibidos de levar bonecos a hospitais e escolas públicas em Aparecida; ENTENDA

ANÚNCIO
Tags: fraudesGota D’Agualicitaçõessaneago
CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

Veja qual será o salário de todos os cargos da Prefeitura de Aparecida

Próximo Post

Após vazamento de áudios comprometedores, Harlei pede afastamento

Próximo Post
Diretor de futebol do Goiás, Harlei Menezes | Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.

Após vazamento de áudios comprometedores, Harlei pede afastamento

Área de investimento deve ser bem estudada antes de investimento / Foto: Marcos Santos

Economia: Batemos no fundo do poço, mas ganhamos força para subir

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • Ronaldo Caiado, Daniel Vilela e Gracinha | Foto: Divulgação

    PL entra como peça-chave na articulação de Daniel Vilela e Caiado, e vice já tem nome cotado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Criminosos mais famosos da história de Goiânia e seus crimes chocantes

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções de HOJE

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Como 4 fatores abriram caminho para Herbet na Procuradoria-Geral

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Felipe Cortez rompe com governo Leandro e diz: “Pastor Romeu tem suas convicções, eu tenho as minhas”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .