Segundo o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública de Goiás, José Eliton, o governo mudou de ideia quanto aos requisitos do concurso anunciado recentemente para contratar 2,5 mil policiais militares e 500 policiais civis.
Eliton relatou que o certame deve exigir que os candidatos tenham nível superior, e não ensino médio. O nível de escolaridade abaixo do exigido para as polícias militar e civil foi anunciado pelo governador Marconi Perillo (PSDB) há pouco mais de uma semana.
Salário
Entretanto, o ponto mais polêmico do edital será mantido. Mesmo com curso superior, os agentes aprovados terão remuneração de apenas R$ 1,5 mil, menos de dois salários mínimos.
Para que essa jogada do governo funcione e os policiais recebam bem abaixo da média, é preciso que seja aprovado um projeto de lei na Assembleia Legislativa criando novas categorias na hierarquia da PM e da Civil. Isso porque soldados e agentes em início de carreira recebem cerca de R$ 4,2 mil atualmente.
LEIA MAIS: Vídeo mostra suposta execução de jovem por PM
“O projeto deve ser encaminhado (ao Legislativo) esta semana ainda e o edital só poderá ser publicado após a aprovação pela Assembleia Legislativa. A partir da aprovação por parte da Assembleia, imediatamente apresentaremos o edital para recomposição do efetivo das forças policiais”, disse o secretário.
Discussão sobre isso post