Filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa Samuel Almeida e pastor, Henry Almeida é candidato a deputado estadual pelo Republicanos.
À Folha Z, ele explicou em detalhes o posicionamento da Assembleia de Deus Ministério Fama nestas eleições, com apoio a Gustavo Mendanha (Patriota) para governador e 4 candidatos oficiais a deputados estaduais e federais.
Confira a entrevista:
Folha Z: O Ministério Fama apoia Gustavo Mendanha para governador?
Henry Almeida: Sim, estamos apoiando Gustavo para governador. Acreditamos que o projeto dele é viável. Nossa parceria começou lá atrás, quando Gustavo ainda era vereador. Depois estivemos no 1º mandato dele como prefeito e depois na reeleição.
O que pesou na decisão por Gustavo e não por outros candidatos também ligados à direita, como Ronaldo Caiado e Major Vitor Hugo?
O que nos ajudou a decidir por Gustavo foi o fato de ele ser evangélico e acreditar nos mesmos ensinamentos que nós, além de também congregar na Convenção Madureira.
A proximidade é somente em aspectos religiosos?
Não. O preparo do Gustavo também foi determinante. Ele deu show nessa pandemia. Eu mesmo fiz teste de covid-19 aqui em Aparecida de Goiânia umas 4 vezes, enquanto estava indisponível em Goiânia.
Mas então isso significa que a relação do grupo com o governador Ronaldo Caiado está estremecida?
Não está. Meu falecido avô foi suplente do senador Wilder Morais, que era o candidato de Caiado em 2018. Não teve nenhum impedimento. Mas o Ministério Fama não participou do Governo Caiado.
Vocês queriam participar?
Acho que o projeto é pautado por uma via de mão dupla. Quando você entra em um projeto, não é só um lado que vai participar. Até para representar o nosso segmento e ter voz ativa. Mas não houve essa presença.
Essa decisão é unânime na Igreja Fama?
Hoje, a Igreja Fama está totalmente fechada com Gustavo. Os Campos parceiros também estão. O Pastor Abinair é um dos coordenadores do segmento pró-Gustavo.
Por que o senhor escolheu o Republicanos?
A primeira coisa que pesou foi a ideologia do partido. Os líderes estadual e nacional são pastores. É um partido que não vai defender pautas com as quais não concordo no Congresso.
O partido também não tem nenhum deputado estadual disputando a reeleição, correto?
Não tem. Nós entendemos que o partido ter deputados com mandato estragaria a chapa, tirando as chances de quem está tentando entrar.
O Ministério Fama segue com aqueles apoios lançados na convenção?
Na convenção, fechamos por Glaustin da Fokus e Rafael Gouveia para federal. Para deputado estadual, foram escolhidos eu e Henrique César. Outros nomes são ligados ao Ministério e nós oramos por eles, mas esses são os 4 candidatos oficiais.
Discussão sobre isso post