O MDB Aparecida estuda remover da chapa o nome de 3 candidatos a vereador que tentam a reeleição pela sigla.
São eles:
- Diony Nery;
- Edinho Carvalho;
- Fábio Ideal.
Conforme apurado junto à direção do partido, há um desejo de remoção dos 3 porque eles estariam apoiando a campanha de Professor Alcides no município.
Retaliação por apoio a outras candidaturas
Procurados pela reportagem, 2 advogados eleitoralistas confirmaram a tese de que pode haver retaliação partidária em caso do não apoio aos candidatos da chapa majoritária.
Conforme o vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Goiás, Leon Safatle, os candidatos podem perder apoio, verba de campanha e material, inclusive serem substituídos.
Entretanto, pontua o advogado, eles têm o direito de serem “independentes”.
O advogado eleitoralista Júlio Meirelles também reiterou que o não apoio de um candidato ao Executivo pode gerar sanções dentro do partido.
“O partido pode até mesmo cancelar o registro ou substituí-los, porém pode haver discussão. Qualquer alteração deve respeitar a cota de gênero”, explicou Meirelles.
Equilíbrio de gênero na chapa do MDB
Outro ponto levantado por Safatle é a atenção para o equilíbrio entre homens e mulheres na chapa, após qualquer alteração.
“No caso de renúncia, pode haver a necessidade de adequação do percentual de gênero”, explicou.
Além dos 3 vereadores alvos do MDB, a chapa originalmente listada contava com 21 nomes, sendo 8 mulheres (33,3%).
Contudo, da lista publicada pela Folha Z no dia 8 de agosto, 1 delas já havia solicitado a retirada de seus nomes da chapa:
- Paulla Giordanna, que já está com sua candidatura com registro inapto.
Além de Paulla, outras 2 mulheres também podem deixar a chapa: Cláudia Ramos, que está registrada mas não deve concorrer e Vera Louzada.
Vera foi incluída em uma 2ª ata que já havia retirado o nome da candidata Paulla.
Conforme apurado, a candidata que está registrada como concorrendo teria solicitado à direção a retirada de seu nome para cuidar de sua saúde e estaria avaliando se tem condição de concorrer.
Caso se confirme, as mudanças serão publicadas em uma ata complementar.
Com as baixas, o partido terá apenas 5 candidatas mulheres:
- Lúcia Quilombola;
- Luciene Liberato;
- Professora Simone do Pilates;
- Sgt. Eliane;
- Vanessa Maria.
Para esse quantitativo, o número máximo de candidatos homens é de 11 (68,75%).
Hoje, o MDB conta com 14.
É justamente nesta conta que a direção da sigla está embasando o pedido de retirada dos 3 candidatos que estariam ao lado de Professor Alcides, segundo o partido.
De acordo com um dirigente ouvido pela Folha Z, “não há perseguição”, mas existe prerrogativa do partido decidir quem vai ficar.
Resposta do vereador Diony Nery
Procurado pela reportagem, o vereador Diony Nery (MDB) disse em nota que não há fundamento legal para questionamentos, pois o prazo para a impugnação já se encerrou.
Sobre a suposta desistência da candidata, o vereador afirmou que o partido está dentro do prazo legal para efetuar a substituição, conforme previsto na legislação eleitoral.
“Portanto, os candidatos estão plenamente qualificados e aptos a concorrer nas eleições”, disse Diony.
Fábio Ideal e Edinho não foram encontrados até o fechamento desta matéria.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.
Discussão sobre isso post