Apesar de ainda não cravar a decisão de disputar a Prefeitura de Goiânia em 2024, o senador Vanderlan Cardoso é nome quase certo para as eleições.
Indo além, o senador é nome quase certo já para o 2º turno, de acordo com estudos de grupos ligados à base do governador Ronaldo Caiado.
Atualmente, Vanderlan desponta entre os favoritos para o Paço Municipal, ficando tecnicamente empatado com a deputada federal Adriana Accorsi e atrás do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha.
Ex-prefeito de Aparecida é uma incerteza
Aguardando consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se pode levar adiante o projeto de candidatura, Mendanha não é nome certo na disputa e não tem cenário favorável para a liberação judicial.
Nos bastidores, peças importantes da política goiana já consideram descartar o nome do ex-prefeito aparecidense das discussões.
Sem Mendanha, esses mesmos grupos consideram que Vanderlan tem Accorsi como principal adversária, a princípio.
A delegada tem boa aceitação na capital e registra intenção de votos equiparada à do senador, mas tem um desafio: o antipetismo.
Goiânia é uma cidade bolsonarista
Ainda que a aprovação do presidente Lula gere respaldo para candidaturas do PT em todo o país, Goiânia, conforme levantamentos quantitativos e qualitativos, é uma cidade muito bolsonarista e, por isso, com uma rejeição considerável à candidatura de Adriana.
É fato que, conforme apontou Pesquisa Folha Z/Verus, Adriana está tecnicamente empatada com Vanderlan Cardoso no quesito rejeição, mas em projeção de possíveis alianças políticas, o senador deve ter mais potencial do que a petista.
A seu favor, conta principalmente a experiência acumulada em cargo semelhante, como prefeito de Senador Canedo por duas oportunidades.
Além disso, também já foi candidato ao Governo de Goiás, em 2014, e duas vezes à Prefeitura de Goiânia, em 2016 e 2020, quando Adriana Accorsi também era candidata.
Discussão sobre isso post