O apresentador de TV Luiz Carlos Bordoni perdeu mais uma ação na Justiça. Dessa vez, ele se viu obrigado a retirar de suas páginas na internet as ilegalidades e ilicitudes que escreve contra o governador Marconi Perillo (PSDB). A Justiça Eleitoral entendeu que Bordoni abusou do seu direito e invadiu o do outro ao comparar Marconi Perillo com Adolf Hitler.
A Justiça entende que, do ponto de vista lógico, o governador exerce seu mandato sob representação popular, a partir de eleições democráticas e que atua com a constitucional divisão dos poderes, ao contrário de Hitler – considerado um dos maiores ditadores da história recente, responsável pelo assassinato de milhares de judeus na Alemanha e Polônia.
Na decisão, a Justiça impôs ainda multa ao apresentador de TV que atualmente faz a campanha do candidato Vanderlan Cardoso (PSB), adversário de Marconi na disputa eleitoral deste ano.
O texto de Bordoni, segundo a Justiça, é repleto de exageros e incorreções, sendo que a única intenção do apresentador seria prejudicar o governador durante a disputa eleitoral.
Honra
A decisão diz que Bordoni escreve sem provas, sendo um profissional apenas ofensivo. “Vê-se, portanto, que não se trata de simples expressão do pensamento ou exercício legítimo do direito de crítica. Ao contrário, as acusações, a par de não virem acompanhadas de quaisquer provas, implicam ofensa direta à honra e à imagem, ao mesmo tempo em que intentam ocasionar desvantagem eleitoral ao ofendido, uma vez que atribuem a ele condutas manifestamente reprováveis pela sociedade”.
A decisão é de 22 de setembro e manda Bordoni retirar imediatamente os conteúdos ofensivos de suas páginas na internet. Apenas no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), existem oito processos cíveis contra Bordoni – a mesma quantidade contra o candidato que ele defende, Vanderlan Cardoso. As ações são em sua maioria de origem indenizatória.
Apesar dos fatos que originam direito à indenização serem potencialmente crimes, as partes processantes evitam pedir a condenação criminal e levar o apresentador à prisão.
Discussão sobre isso post