O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), assinaram convênio que visa a transferência do atual Complexo Prisional de Goiás para uma nova área, na zona rural do município, próximo à divisa com Bela Vista de Goiás.
Parceria Público-Privada
A nova área, de 30 alqueires, será desapropriada pela prefeitura após entrar em vigor o decreto que torna a área de utilidade pública. O pagamento da desapropriação será feito pelo Estado de Goiás, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), através da Goiás Parcerias.
O novo Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia terá capacidade para 1,6 mil presos, que serão distribuídos em três blocos distintos. As obras irão custar cerca de R$ 150 milhões. O total da parceria entre o Estado e a empresa que vencer a licitação será de R$ 1,5 bilhão, com duração de 27 anos.
Região leste de Aparecida
Desde o ano passado, prefeitura e governo estadual negociavam a mudança do Complexo Prisional da atual área na região leste de Aparecida para um local mais afastado da cidade, também na região leste. De acordo com o prefeito Maguito Vilela, essa mudança irá beneficiar Aparecida de Goiânia, já que o local onde o presídio está hoje atrapalha o desenvolvimento do município e causa transtornos para os moradores daquela região.
Discussão sobre isso post