Deputado federal com bases em Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PP) é favorável à Proposta de Emenda à Constituição que adia as eleições municipais de 2020 em razão da pandemia de covid-19.
De autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e relatada do senador Weverton (PDT-MA), a proposta foi aprovada em dois turnos no Senado em votação remota na 3ª feira (23).
A PEC adia os 2 turnos das eleições, que seriam realizados nos dias 4 e 25 de outubro, para os dias 15 e 29 de novembro.
À Folha Z, Professor Alcides adiantou que votará favoravelmente à medida na Câmara dos Deputados.
“É necessário adiar as eleições, desde que elas sejam realizadas ainda este ano”, afirmou.
Porém, o deputado reforça que o eleitor não pode se esquecer do seu dever em meio aos problemas trazidos por essa crise pandêmica.
“O eleitor deve comparecer no dia da eleição e votar no candidato que achar conveniente, aquele da sua preferência, do seu coração. Não podemos deixar qualquer um ser eleito. É muito importante a presença do eleitor na urna”, afirmou Alcides.
Outras mudanças
Além de adiar as eleições, a PEC estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como convenções, registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita.
Mas a data da posse dos eleitos permanece a mesma: 1º de janeiro de 2021.
A PEC ainda autoriza o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a adiar as eleições por um período ainda maior nas cidades com muitos casos de contágio por covid-19. Nesse caso, a data-limite será o dia 27 de dezembro.
Convenções partidárias virtuais: líderes preveem adaptação
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post