Um dos temas que mais circula pelos bastidores da Prefeitura de Aparecida de Goiânia é a prometida reforma administrativa do prefeito Gustavo Mendanha (MDB).
Muito se especula sobre o que pode mudar e, sobretudo, sobre quem pode sair.
Confira o que a coluna Bastidores do Poder conseguiu apurar até o momento.
1 Secretarias Executivas
As secretarias executivas – hoje mais de 20 – devem acabar. Elas serão transformadas em superintendências, o que diminuirá o salário dos seus ocupantes.
E, como não haverá aumento das despesas, a reforma não deve nem mesmo ser enviada para a apreciação da Câmara de Vereadores.
2 Professor Alcides
Uma certeza existe: o grupo do deputado federal Professor Alcides fará parte da nova gestão. O nome mais cotado para representar o grupo, hoje, é do ex-vereador e guarda municipal Cláudio da Unifan.
3 Meio Ambiente
Caso seu nome seja definido, Cláudio deve ir para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade ou para Mobilidade e Defesa Social. A 1ª é a opção principal.
4 Cultura
Também estão discutidos desmembramentos de secretarias. Mobilidade pode se desligar da Defesa Social e Cultura pode ser separada da Educação.
5 Marlúcio
O ex-deputado Marlúcio Pereira tem tido conversas reservadas com o prefeito Mendanha. Essa aproximação pode resultar em uma indicação para a Cultura, ainda inexistente.
6 João Campos
O grupo do deputado federal João Campos também tem conversado com Mendanha. Ao que tudo indica, irão ocupar espaços importantes na nova equipe.
7 Valéria Petersen
Na Educação, Valéria Petersen pode ser deslocada para outra função. O motivo seria um desgaste na imagem de Mendanha junto aos profissionais da área causado nos últimos meses.
8 Maguito
Outrora muito influente em Aparecida, o ex-prefeito Maguito Vilela tem observado de longe, sem interferir, como seus aliados estão sendo tratados na prefeitura.
9 Longa Duração
Nos corredores do Executivo e do Legislativo, trata-se a anunciada reforma como a mais longa de que se tem conhecimento nos últimos anos na cidade.
As mudanças são prometidas desde o segundo semestre de 2018, quando Max Menezes e Ozair José deixariam seus cargos para disputar cadeiras de deputado estadual pelo MDB.
10 Insegurança
Hoje, ninguém sabe se ficará ou se será convidado a sair do seu cargo na Prefeitura de Aparecida. Mendanha tem repetido em entrevistas que “novos nomes” surgirão.
Reservadamente, os atuais secretários se dizem desmotivados inclusive a lançarem novos projetos, visto que não têm a segurança de que poderão dar continuidade a eles.
Mas dois secretários podem dormir sossegados. Mário Viela e André Rosa permanecerão na Infraestrutura e Fazenda, respectivamente.
Exclusivo: Bombeiros reprovam saídas de emergência na Câmara de Aparecida
Acompanhe tudo que acontece em Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook
Discussão sobre isso post